9 Maio 2013

A Associação para o Planeamento da Família (APF) apresenta esta semana o curso Unidos pelo Fim da MGF, com o objetivo de providenciar autoformação em e-learning, específica sobre o tema da Mutilação Genital Feminina na Europa (MGF).

As principais metas do curso:

• Aquisição de maior conhecimento sobre os direitos das mulheres e jovens afetadas pela MGF
  • Acesso a mais informação sobre as consequências da MGF na Saúde das meninas, raparigas e mulheres
  • Apoio e proteção às raparigas e mulheres sujeitas à MGF

Unidos pelo fim da MGF é uma parceria internacional entre a Associação para o Planeamento da Família (APF), a Associação Italiana para as Mulheres e Desenvolvimento (AIDOS), a Associação Akina Dada Wa Africa (AKIDWA) e o Instituto Mediterrâneo de Estudos sobre o Género (MIGS), que realiza a coordenação do projeto. Em Portugal o curso teve o apoio da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), Conselho Português para os Refugiados (CPR) e da Amnistia Internacional- Portugal, que com a APF tem desenvolvido diversas atividades no âmbito da Campanha Europeia Fim à MGF.

Informação de contexto

Unidos pelo Fim da MGF tem como objetivo aumentar o conhecimento e o desenvolvimento de competências técnicas de profissionais de saúde e de asilo, incluindo parteiras, ginecologistas, obstetras, pediatras, enfermeiros/as, estudantes de medicina e enfermagem, inspectores/as do serviço de estrangeiros e fronteiras, funcionários/as dos centros de acolhimento para requerentes de asilo e refugiados, profissionais de serviço social, psicologia e de ONG.

Unidos pelo fim da MGF é constituído com 6 módulos compilados e revisto por peritos/as no tema da MGF. Projetado enquanto seminário virtual, cada um dos módulos contém a informação prática e a formação específica necessária à prestação de cuidados, apoio e orientação/encaminhamento nas áreas da saúde e de asilo, contendo paralelamente web-links a fontes de informação sobre o tema.

Unidos pelo Fim da MGF é um curso financiado pela Fundação Human Dignity e pela Campanha Europeia Fim à MGF, uma Campanha coordenada pela Amnistia Internacional Irlanda em parceria com diferentes ONG a nível Europeu.

O curso Unidos pelo Fim da MGF é gratuito e encontra-se disponível em Português, Inglês e Italiano. Os Registos devem ser feitos em www.uefgm.org.