12 Dezembro 2013

A Amnistia Internacional Portugal acolhe este sábado, 14 de dezembro, a inauguração da exposição do projeto de fotografia participativa de direitos humanos “Imagens à Margem” e a peça de teatro “A Carta”.

O projeto “Imagens à Margem” nasceu de uma colaboração da Amnistia Portugal com a Plataforma de Ação Fotográfica, programa de intervenção social da Estufa-Plataforma Cultural, no qual se utiliza a fotografia para promover a dinamização das populações carenciadas na procura de soluções para os seus problemas e exposição das suas expetativas de futuro.

Esta iniciativa decorreu entre 2012 e 2013 e envolveu a participação de mais de 100 pessoas, de quatro grupos oriundos de quatro regiões do país, muito díspares nas suas características: Laranjeiro (Almada), Fermentões (Guimarães), Quarteira (Loulé) e Figueira da Foz. Este trabalho foi desenvolvido com a colaboração da Associação de Solidariedade e Desenvolvimento do Laranjeiro, da Casa do Povo de Fermentões, da Fundação António Aleixo e da Associação FigueiraViva.

“Imagens à Margem” visa também servir de alerta para os decisores políticos, para os quais estas fotografias podem ser um instrumento de informação, através das quais podem tomar conhecimento de problemáticas identificadas nas suas regiões e contribuir para a sua resolução. Com este projeto foi possível fazer um levantamento dos principais problemas que continuam a contribuir para perpetuar a exclusão e a pobreza: a discriminação, a insegurança, a dificuldade de acesso a serviços que capacitem os indivíduos para uma cidadania mais plena, a falta de participação das populações nos processos de decisão.

Através deste projeto foi também possível traçar um retrato da pobreza em cada uma das regiões onde a iniciativa teve lugar, assim como perceber as dinâmicas das redes sociais de apoio – as quais diferem claramente em função da natureza urbana ou rural das localidades.

A exposição inaugura às 18h30 de sábado próximo e manter-se-á em exibição no átrio da estação da CP do Cais do Sodré até 27 de dezembro, nas imediações da sede da Amnistia Portugal. No evento de inauguração haverá ainda uma atuação musical pelo Grupo F21.

O grupo, oriundo de Guimarães, levará a palco, também no sábado, mas um pouco antes, pelas 16h30, na sede da Amnistia Portugal – Rua dos Remolares, 7 – 2º (Cais do Sodré, Lisboa), a peça de teatro “A Carta”, que conta a história de uma jovem em busca da sua oportunidade.

Este grupo foi criado no âmbito do Projeto KRISIS, da área de Comunidade da Guimarães Capital Europeia da Cultura, em colaboração com a Casa do Povo de Fermentões (em Guimarães). No seu trabalho, os membros do grupo criam e apresentam peças de teatro- fórum, com textos e músicas originais baseadas em histórias reais.

A Amnistia Internacional Portugal agradece os apoios para a concretização deste projeto, nomeadamente aos Jogos Santa Casa que patrocinaram o “Imagens à Margem”, à Sony pela cedência de máquinas fotográficas, e à REFER pela cedência do espaço de realização da exposição final.

 

 

Artigos Relacionados