12 Novembro 2015

O Grupo Local 6/Porto da Amnistia Internacional leva de novo a debate a crise global de refugiados, com uma segunda sessão sábado, 14 de novembro, para troca de ideias e divulgação do trabalho feito pela organização de direitos humanos por soluções para este drama que afeta milhões de pessoas no mundo.

A nova sessão de debate está marcada para as 16h de sábado, na Rua de Santa Catarina, 730 – 2º andar, no Porto. Já a 3 de outubro passado o Grupo Local do Porto da AI organizara um evento similar, dando assim resposta às solicitações de informação expressas.

A atual crise global de refugiados é a mais grave desde a II Guerra Mundial, com 59,5 milhões de refugiados e migrantes no mundo inteiro. A Amnistia Internacional bate-se por uma mudança radical na forma como o mundo trata os refugiados e por uma revisão profunda das políticas e das práticas com o objetivo de criar uma estratégia global coerente e abrangente.

Requerer asilo é um direito humano e ninguém deve morrer na tentativa de alcançar um refúgio seguro. A crise de refugiados é um dos desafios que definem o século XXI, mas a resposta da comunidade internacional tem sido um falhanço vergonhoso, da “Fortaleza Europa” às crises esquecidas em África e até ao desespero nas águas do sudeste asiático.

A Amnistia Internacional tem em curso, desde 20 de março de 2014, a campanha “SOS Europa, as pessoas acima das fronteiras“, iniciativa de pressão global para que a União Europeia mude as políticas de migração e asilo, no sentido de minorar os riscos de vida que migrantes, refugiados e candidatos a asilo correm para chegar à Europa, e garantir que estas pessoas são tratadas com dignidade à chegada às fronteiras europeias. Dê força a esta mensagem: assine a petição.

 

Artigos Relacionados