22 Julho 2013

Mais de 100 músicos internacionalmente conhecidos juntaram-se a um apelo mundial pela libertação de dois elementos da banda punk russa Pussy Riot, presas há quase um ano.

A ação, levada a cabo através de uma Carta Aberta coordenada pela Amnistia Internacional, surge na semana em que Maria Alekhina (conhecida por Masha), 25 anos, e Nadezhda Tolokonnikova (Nadia), 23 anos, vão ser ouvidas em tribunal para tentarem obter liberdade condicional.

A lista de artistas inclui nomes sonantes como Adele, Alanis Morissette, Alt+J, Arcade Fire, Björk, Bryan Adams, Bruce Springsteen, Coldplay, Eddie Vedder, Ke$ha, Madonna, Massive Attack, Moby, Peaches, Peter Gabriel, Portishead, Radiohead, Sir Paul McCartney, Sting, U2, entre muitos outros.

“O caso das Pussy Riot chocou músicos em todo o mundo e tivemos uma resposta incrível ao pedido para que assinassem esta carta”, refere Lucy Macnamara, Diretora de Comunicação do programa ‘Art for Amnesty’ da Amnistia Internacional. “Vários músicos disseram-me que se não se pode cantar uma música de protesto sem receios de se ser preso, então alguma coisa está muito mal. Esperamos que as autoridades russas finalmente percebam e libertem Maria e Nadezhda”.

As audiências para pedido de liberdade condicional decorrem a 24 e 26 de julho, quase um ano depois do julgamento que em agosto de 2012 condenou três elementos da banda Pussy Riot – as duas ainda presas e Ekaterina Samutsevich, em liberdade condicional – a dois anos de prisão. Masha e Nadia são mães e os filhos têm, respetivamente, 6 e 5 anos de idade.

A acusação prendeu-se com “hooliganismo por motivos de ódio religioso”, depois de a banda ter cantado uma canção de protesto, sobre o Presidente do país, Vladimir Putin, e elementos da Igreja Ortodoxa russa, na principal catedral ortodoxa de Moscovo, a 21 de fevereiro de 2012.

Junte-se aos músicos. Assine a petição pela libertação das Pussy Riot.

Artigos Relacionados