13 Janeiro 2014

A plataforma de ONG Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens, a que pertence a Amnistia Internacional Portugal, abriu já as candidaturas para a 3ª edição do Prémio de Jornalismo “Os Direitos da Criança em Notícia”.

Este prémio distingue os melhores trabalhos jornalísticos feitos na comunicação social portuguesa – nas áreas de Imprensa, Rádio e Televisão e incluindo o que é publicado nas plataformas digitais destes órgãos –, onde se verificam abordagens que contêm a promoção e divulgação dos direitos da criança, numa perspetiva crítica, pluralista e inclusiva.

O prazo de candidaturas corre até 25 de junho próximo, sendo que os jornalistas se devem candidatar ao prémio com trabalhos publicados e/ou transmitidos, até ao máximo de três, entre 1 de junho de 2013 e 31 de maio de 2014. Aos autores dos trabalhos premiados é entregue um prémio monetário de seis mil euros (6.000€), patrocinado pelo Montepio, o qual é repartido de forma igual pelas três categorias a concurso.

O Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens abriu ainda uma categoria especial – uma Menção Honrosa – destinada aos alunos finalistas da licenciatura de Comunicação Social, que visa incentivar a compreensão da temática dos direitos das crianças e dos jovens ainda no percurso académico e com preparação para a atividade profissional futura.

Também neste caso, as candidaturas estão abertas até 25 de junho de 2014, podendo os candidatos apresentar trabalhos inéditos e realizados nos anos letivos de 2012/2013 e 2013/2014, igualmente nas áreas jornalísticas de Imprensa, Rádio e Televisão (incluindo online). A Menção Honrosa é premiada com a publicação do trabalho vencedor na edição online do jornal semanário Expresso.

Todos os trabalhos concorrentes ao Prémio de Jornalismo “Os Direitos da Criança em Notícia” serão avaliados e selecionados por um júri composto por cinco membros, em que se incluem profissionais da comunicação social, dos direitos humanos e um representante do Montepio.

O regulamento do prémio pode ser consultado aqui: www.amnistia-internacional.pt/http://www.amnistia.pt/files/documentacao/PremioJornalismoCriancasRegulamento.pdf

E os respetivos formulários de candidatura

Ao prémio nas três categorias de Imprensa, Rádio e Televisão: www.amnistia-internacional.pt/http://www.amnistia.pt/files/documentacao/PremioJornalismoCrianasFormulario.pdf

E à Menção Honrosa: www.amnistia-internacional.pt/http://www.amnistia.pt/files/documentacao/PremioJornalismoCrianasFormularioHonrosa.pdf

Artigos Relacionados