21 Julho 2014

Ponciano Mbomio Nvó, advogado da Guiné Equatorial e personalidade crítica do Governo e das instituições judiciais do seu país, visita Portugal entre 21 e 23 de julho, a convite da Amnistia Internacional Portugal.

Advogado desde 1992 e membro da ordem dos Advogados da Guiné Equatorial (Colegio de Abogados), Ponciano Nvó interveio em vários julgamentos de alegados crimes de corrupção, bem como de opositores políticos, tendo defendido vários indivíduos considerados prisioneiros de consciência pela Amnistia Internacional.

De facto, ao longo dos últimos anos, a Amnistia Internacional Portugal “adotou”, com sucesso, oito prisioneiros políticos e de consciência da Guiné Equatorial, todos libertados entre 2010 e 2012, e, mais recentemente, o caso do próprio Ponciano Nvó – que viu cassada a carteira profissional no âmbito da defesa de um perseguido político.

Em Portugal, o jurista e professor de Direito tem agendados encontros com representantes políticos portugueses, personalidades e colegas de profissão, sociedade civil e comunicação social, a quem fará um retrato da situação de direitos humanos na Guiné Equatorial. Além de encontros com membros e apoiantes da Amnistia Internacional Portugal em Lisboa, estará também no Porto, para participar numa conferência na Universidade do Porto.

 

Artigos Relacionados