COMO FAZEMOS A MUDANÇA ACONTECER?

Quando são identificados abusos de direitos humanos, a Amnistia Internacional investiga os fatos, expõe o que está a acontecer e reúne as pessoas para forçar os governos e outras entidades e indivíduos a respeitarem os direitos humanos de todas as pessoas.

ver mais

Trabalhando com e para indivíduos em todo o mundo, fazemos campanha para que todas as pessoas possam gozar de todos os direitos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Investigamos e agimos com o objetivo de prevenir e acabar com as graves violações destes direitos, exigindo que todos os governos e outras entidades poderosas respeitem o primado da lei. Isto significa que fazemos campanha a nível mundial e local onde podemos fazer a diferença.
Milhares de membros da Amnistia Internacional respondem a apelos para Ações Urgentes em nome de pessoas que correm risco imediato. A publicidade através dos órgãos de comunicação social e da Internet levam a nossa mensagem em vários idiomas até milhares de pessoas.

As campanhas podem mudar a vida das pessoas – das vítimas e sobreviventes de violações dos direitos humanos, de ativistas e defensores dos direitos humanos e até mesmo daqueles que os violam.

Todas as nossas campanhas e investigação baseiam-se em factos. De entre as muitas atividades que desenvolvemos:

• Enviamos peritos para falar com as vítimas;
    • Observamos julgamentos;
    • Entrevistamos agentes locais;
    • Contactamos com ativistas dos direitos humanos;
    • Monitorizamos os meios de comunicação globais e locais;
    • Publicamos relatórios detalhados;
    • Informamos os órgãos de comunicação social;
    • Publicitamos as nossas preocupações através de documentos, folhetos, posters, anúncios publicitários, boletins e sítios da Internet.

Podemos ajudar a parar as violações dos direitos humanos mobilizando o público no sentido de exercer pressão sobre governos, grupos políticos armados, empresas e órgãos intergovernamentais através de:

• Manifestações públicas;
    • Vigílias;
    • Campanhas de escrita de cartas;
    • Educação para os Direitos Humanos;
    • Concertos de sensibilização;
    • Lóbi direto;
    • Apelos direcionados;
    • Petições por email e outras ações online;
    • Parcerias com campanhas de grupos locais;
    • Atividades comunitárias;
    • Cooperação com grupos de estudantes.

Nas áreas em que não temos experiência recorremos a parcerias que são úteis e necessárias porque nos permitem partilhar recursos, experiências e informação. Ao mesmo tempo garantem o efeito multiplicador das ações e campanhas.

INVESTIGAÇÃO

Informação credível é a base do nosso trabalho. Fazemos sempre a nossa própria investigação, de forma independente e as suspeitas de abusos de direitos humanos são examinadas cuidadosamente. Equipas de investigação no terreno viajam para zonas afetadas em todo o mundo para documentar e analisar abusos individuais de direitos humanos bem como padrões de abusos. Quando os nossos investigadores têm a certeza de que a informação está correta, agimos.

ADVOCACY

Exercemos advocacia e pressão direta em líderes e decisores políticos, atuando a nível local, nacional e internacional para exigir que os líderes tomem as decisões corretas e fiquem do lado dos direitos humanos na história.

CAMPANHAS E COMUNICAÇÃO

Fazemos campanhas para a mobilização e comunicação para a consciencialização pública sobre os abusos de direitos humanos documentados.
Criamos uma rede de membros e ativistas, dotando-os com as informações e ferramentas que precisam para que se façam ouvir, para que os direitos humanos sejam protegidos.

QUERO JUNTAR-ME

Tem conhecimento de um caso que considera ter havido violação de direitos humanos?

apresente-nos esse caso!