21 Outubro 2013

Free2Choose é um programa de debates criado pela Anne Frank House (Holanda) em colaboração com parceiros em 11 países Europeus. Inclui uma série de filmes nos quais são levantadas questões que mostram claramente que, por vezes, liberdades e direitos podem colidir uns com os outros. Os filmes desafiam o espectador a refletir sobre estes dilemas e a tomar uma posição.

Para ir mais longe na implementação do projeto em Portugal, a Amnistia Internacional e a Associação Internacional Intercultural Projects and Research desafiaram os alunos de diferentes níveis de ensino a elaborarem os seus próprios filmes, apresentando dilemas vivenciados nas suas próprias comunidades e que integraram o 1ºconcurso Nacional Free2Choose (Portugal).

Os filmes vencedores, assim como os filmes a concurso, foram agora compilados em DVD, criando assim uma nova ferramenta que certamente contribuirá para acesas discussões sobre os limites da liberdade.

Neste DVD encontram-se ainda os filmes originais do projeto Free2Choose que estão relacionados com o direito à liberdade de expressão, liberdade de imprensa, liberdade de associação e manifestação. O projeto dispõe ainda de um Manual do Educador, com pistas para a implementação deste programa de debates.

A Amnistia Internacional, parceira deste projeto em Portugal, disponibiliza aos interessados o DVD do projeto. Para mais informação, contacte Luísa Marques pelo e-mail:  l.marques@amnistia-internacional.pt

Descarregar o Manual do Educador

Vencedores do 1º Concurso Nacional Free2Choose (Portugal)

Categoria Ensino Básico

1º lugar – Liberdade Condicionada, um filme onde a liberdade de expressão colide com a liberdade de associação, retratada na atuação e práticas das claques de futebol, feito por Ana Esteves, Ana Barbosa e Rita Esteves, da Escola Básica 2/3 de Briteiros.

2.º lugar – Proibição de Fumar no Carro, um filme sobre a possibilidade de um Estado/governo regulamentar o que fazemos na nossa esfera privada, feito por Ana Dias, Filipe Vilar e Nádia Nunes, do Colégio de Vizela.

3.º lugar – não foi atribuído

Categoria Ensino Secundário

Não houve vídeos a concurso.

Categoria “Ensino Superior”

1ºlugar : Descendência, um filme sobre a adoção por casais homossexuais, feito por Francisca Almeida, Rita Abreu e Sofia Alves, da ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.

2º lugar: Dados Biométricos, um filme sobre a cedência de dados pessoais de portugueses aos Estados Unidos da América, no âmbito das medidas de segurança contra o terrorismo, feito por Catarina Fonseca, Diana Cunha, Liliana Ferreira, Mabília Silva, Marta Castro, Patrícia Nunes, Raquel Reis, Sara Paiva e Vanda Gonçalves do GICDH-Grupo Interculturalidade, Cidadania e Direitos Humanos da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.

3.º lugar = Teoria do Conflito, um filme que pretende pensar até que ponto se pode participar na vida cultural sem perturbar o direito ao repouso e ao lazer, feito por João Raio, Carlos Gustavo, Bruno Cunha e João Manuel Silva, da ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.