Home PageMapa do SiteImprimir

 

 

 

"Casos da Amnistia" é o programa de rádio da Antena 2 com a Amnistia Internacional Portugal, com transmissão às sextas-feiras às 12h30 e às 18h30. Em cada programa, é apresentado um caso concreto, mas representativo dos muitos temas marcantes no âmbito da situação atual dos Direitos Humanos no mundo.

Neste programa fala-se e conta-se a história de pessoas, ativistas e defensores dos direitos humanos e do seu contributo para a garantia dos direitos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, tais como a vida, a segurança e a liberdade.

 

Ouvir e seguir podcasts:

 

5-rtpD.png4-itunes.png3-google.png2-win-phone.png1-rss.png

 

Programas

6 Janeiro Prog. 1 | Peter Benenson e a génese da Amnistia Internacional

Neste primeiro programa, Pedro Neto, diretor executivo da Amnistia Internacional - Portugal, apresenta esta organização internacional fundada em 1961 por Peter Benenson. Integrada no movimento da Amnistia Internacional, a Amnistia Internacional – Portugal partilha da visão de um mundo em que cada pessoa desfruta de todos os Direitos Humanos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e noutros padrões internacionais de Direitos Humanos. De modo a cumprir esta visão, a missão da AI – Portugal consiste na investigação e ação focada em prevenir e pôr fim aos abusos graves desses Direitos.

 

13 Janeiro Prog. 2 | Edward Snowden, EUA

Barack Obama chegou ao fim do mandato presidencial sem perdoar Edward Snowden, o antigo consultor da NSA (Agência norte-americana de Segurança Nacional) e antigo administrador de sistemas da CIA que revelou ao mundo a colossal escala da vigilância feita pelas agências de serviços secretos. Nos Estados Unidos é acusado de ter violado segredos de Estado e de traição. A Amnistia Internacional defende há vários anos que o perdão é uma questão de justiça, sendo a única resposta digna a dar quem agiu na defesa do interesse público.

Apele a que Snowden, que agiu unicamente em defesa do interesse público, seja perdoado.

 

20 Janeiro Prog. 3 | Eren Keskin, Turquia

Eren Keskin é advogada e foi diretora de um jornal independente na Turquia: duas atividades que a expõem a abusos de um regime que persegue as vozes críticas, e não dá margem de ação aos defensores de direitos humanos. Este é mais um “caso da Amnistia”, também em destaque na Maratona de Cartas, o evento mundial emblemático do trabalho da Amnistia Internacional.

 

27 Janeiro Prog. 4 | Annie Alfred, Malawi

Annie Alfred é uma criança do Malawi. Nasceu com albinismo, o que faz com que a pele e o cabelo quase não tenham nenhuma pigmentação e sejam brancos – por esta razão, está em risco de ser perseguida e morta por grupos criminosos que querem vender partes do seu corpo a feiticeiros. Dentro das comunidades, e das próprias famílias, milhares de albinos no Malawi vivem esta realidade de discriminação, de perseguição e de ataques à integridade física.

 

03 Fevereiro Prog. 5 | Mahmoud Abu Zeid/“Shawkan”, Egito

Mahmoud Abu Zeid – mais conhecido pelo nome de trabalho “Shawkan” – é fotojornalista. Estava nas ruas do Cairo a cobrir uma manifestação pacífica em agosto de 2013 quando as forças de segurança irromperam pela multidão. O que se seguiu foi um dos dias mais sangrentos da história do Egito: e Shawkan fotografou-o. Foi detido e está na prisão há mais de três anos a aguardar julgamento, com acusações que o podem condenar à morte.

 

 
 

ban door2door