Home PageMapa do SiteImprimir

Brasil

segunda, 31 julho 2017 10:25

Congresso do Brasil prepara novo pacote de leis que é um ataque flagrante aos direitos humanos

SiteFOTObrasilCampanhaDireitosHumanosA Amnistia Internacional lança uma nova campanha esta segunda-feira, 31 de julho, para lutar contra uma série de alterações legislativas atualmente em discussão no Congresso do Brasil e que podem vir a reduzir de forma significativa proteções legais de grupos marginalizados, impor uma proibição total à interrupção da gravidez, pôr fim à educação sexual e facilitar o acesso a armas.

 
quinta, 04 maio 2017 10:02

Pico de mortes no Rio de Janeiro em vésperas de avaliação da ONU

SiteFOTObrasilViolencia2mesesJOAs autoridades brasileiras continuam a fechar os olhos a uma crise de direitos humanos cada vez mais marcante no país, assinala a Amnistia Internacional num relatório enviado antecipadamente ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, que avalia o país esta sexta-feira, 5 de maio, na Revisão Periódica Universal (RPU).

 
quinta, 19 janeiro 2017 18:36

Mortes nas prisões assinalam uma crise nacional no Brasil

SiteFOTObrasilMotinsPrisõesO caótico sistema prisional brasileiro está a enfrentar uma crise de proporções nacionais com pelo menos 120 pessoas mortas nos primeiros 16 dias de janeiro, avalia a Amnistia Internacional depois de confirmado um novo motim, na prisão de Alcaçuz, no estado do Rio Grande do Norte, em que foram mortos mais de 20 presos.

 
terça, 23 agosto 2016 11:36

Legado dos JO do Rio de Janeiro arruinado com mortes às mãos da polícia e repressão de manifestações

 

O legado de segurança dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foi arruinado com as mais recentes oito mortes resultantes de operações policiais durante o grande evento e uma intensa repressão de manifestações pacíficas, avalia a Amnistia Internacional.

 
terça, 02 agosto 2016 21:37

Aumento alarmante de mortes pela polícia e tiroteios diários comprometem legado olímpico   

O aumento registado de 103% no número de mortes causadas pela polícia na cidade do Rio de Janeiro entre abril e junho de 2016, comparado com igual período de 2015, compromete qualquer promessa de legado positivo dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, disse a Amnistia Internacional, a três dias da cerimónia de abertura.

 
quinta, 02 junho 2016 04:01

Brasil insiste nos erros de segurança pública do Mundial e arrisca comprometer legado dos JO2016

 

O Brasil está a repetir graves erros na política de segurança pública e no uso da força policial, que se tornaram mais explícitos em grandes eventos desportivos como no Campeonato do Mundo de Futebol em 2014. O abuso da força e a impunidade deixam há décadas um rasto de dor e de sofrimento, demonstra a Amnistia Internacional num briefing divulgado esta quinta-feira, 2 de junho, a pouco mais de dois meses do início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.

 
quinta, 28 abril 2016 00:00

Aumento de mortes pela polícia incita o medo nas favelas na contagem decrescente para os JO do Rio

 

Os moradores de muitas das favelas do Rio de Janeiro vivem imersos no medo após pelo menos 11 pessoas terem sido mortas por polícias desde o início do mês de abril apenas, alerta a Amnistia Internacional quando se entra em contagem decrescente de 100 dias até ao arranque dos Jogos Olímpicos do Rio2016.

(dados atualizados a 9 de maio de 2016)

 
segunda, 03 agosto 2015 04:01

Rápidos no gatilho: polícia militar no Brasil mata centenas de pessoas com o Rio a entrar em contagem decrescente para os Jogos Olímpicos

 

A polícia militar no Rio de Janeiro, que parece seguir uma estratégia de “disparar primeiro e fazer perguntas depois”, está a contribuir para um aumento na taxa de homicídios mas só raramente a sua conduta é investigada e julgada, avalia a Amnistia Internacional ao publicar um novo relatório que analisa estatísticas exclusivas e inéditas sobre as mortes decorrentes de intervenção policial, quando está prestes a iniciar-se a contagem decrescente de um ano até aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

 

Pág. 1 de 5