26 Junho 2008

 alt alt alt

No dia em que se celebrou o dia mundial de apoio às vítimas de tortura, 26 de Junho, a AI levou a cabo eventos por todo o mundo com o objectivo de chamar a atenção para a tortura e outros maus tratos; lembrou a proibição do uso da tortura mesmo no contexto da guerra ao terrorismo.

Na mesma semana em que foi divulgado um relatório sobre o envolvimento da Europa em nas rendições e detenções secretas, a AI Portugal quis chamar a atenção deste dia para problema dos voos de rendições. A Air Torture tomou conta do Largo do Camões.

Durante duas horas voluntários vestidos com a farda dos presos de Guantánamo, algemados recriaram uma viagem dos voos de rendições. Durante a acção foram distribuídos postais apelo dirigidos ao Presidente Francês, que será o próximo Presidente da União Europeia, pedindo uma investigação urgente aos voos de rendições, por parte de todos os Estados Membros e a promoção de salvaguardas que impeçam o uso do espaço aéreo ou dos aeroportos dos Estados Membros para rendições ou detenções secretas.  

A AI Portugal gostaria de agradecer a participação dos voluntários, membros e apoiantes que sob um sol abrasador deram corpo a esta acção. 

 

 

 

  

Artigos Relacionados