64 PAÍSES

têm leis que criminalizam a homossexualidade, em mais de uma dezena a sentença é a pena de morte! Hoje, nem todos têm o privilégio de ser e amar livremente ao redor do mundo!

Ser uma pessoa lésbica, gay, bissexual, transgénero ou intersexo é fatal em vários países do mundo. É viver diariamente sob ataque, em constante hipervigilância, por querer escolher quem se é ou quem se ama!
O estigma e a violência contra a comunidade LGBTI+ vão além das leis e ocorrem no insulto, no bullying, no assédio, na violência de género e até na negação de assistência médica ou de um emprego.
É viver sob discriminação contante, com base na orientação sexual, identidade e/ou expressão de género o que tem um efeito devastador no bem-estar físico, mental e emocional de quem é forçado a suportá-lo diariamente.
A Amnistia Internacional faz campanhas de proteção e defesa dos direitos, das pessoas e ativistas LGBTI+ a nível global. Pelo seu direito à vida, liberdade e segurança.
Numa sociedade que discrimina, não basta não discriminar. É preciso erguer, manifestar e nunca desistir! Não permita que ao redor do mundo, as pessoas LGBTI+ continuem a ser atacadas, discriminadas ou mortas.

A QUE ABUSOS

SÃO DIARIAMENTE SUJEITAS AS PESSOAS DA COMUNIDADE LGBTI+?

Existem ao redor do mundo barreiras para a comunidade LGBTI+ no acesso a cuidados de saúde, emprego, educação, habitação, bens e serviços essenciais e apoio social, num contexto de falta de reconhecimento legal de género, discriminação, violência e criminalização.
A pessoa lésbica, gay, bissexual, transgénero ou intersexo enfrenta diariamente a discriminação e a violência por causa da sua orientação sexual, identidade ou expressão de género e características sexuais (órgãos genitais, cromossomos, órgãos reprodutivos ou níveis hormonais).

PENA DE MORTE

DISCRIMINAÇÃO

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

direito à saúde

VIOLÊNCIA

CRIMINALIZAÇÃO

A AMNISTIA INTERNACIONAL LUTA DIARIAMENTE POR UM MUNDO ONDE TODOS POSSAM AMAR LIVREMENTE, SEM MEDO DE SEREM PERSEGUIDOS, PUNIDOS OU MORTOS!

O QUE PEDIMOS

Existem ao redor do mundo barreiras para a comunidade LGBTI+ no acesso a cuidados de saúde, emprego, educação, habitação, bens e serviços essenciais e apoio social, num contexto de falta de reconhecimento legal de género, discriminação, violência e criminalização.
É urgente garantir a igualdade perante a lei e promover a inclusão e o respeito por todas as pessoas. Com a sua ajuda, podemos continuar a proteger os direitos humanos da comunidade LGBTI+ e combater a discriminação e a violência que enfrentam.
O SEU DONATIVO PODE AJUDAR-NOS NESTA LUTA, FARÁ A DIFERENÇA NA VIDA DE MUITAS PESSOAS.
Contribui para a realização de ações de educação em escolas sobre os direitos humanos
Apoia as nossas equipas de lóbi e advocacy a pressionar os governos a descriminalizar a comunidade LGBTI+
Apoia a criação e divulgação dos nossos relatórios, com o objetivo de denunciar violações de direitos humanos em todo o mundo
Ajuda-nos a manter  as nossas equipas de investigação, no terreno, onde ocorram violações de direitos humanos

PRIDE MONTH

O ORGULHO COMO PROTESTO

O mês do Orgulho, o Pride Month, celebra a luta das pessoas LGBTI+ pelos seus direitos fundamentais, igualdade e inclusão.
No mês de junho, comunidades LGBTI+ organizam uma grande marcha, desfiles e espetáculos para celebrar a alegria e a resistência queer, o ativismo, o protesto e as formas de união, numa marcha do orgulho LGBTI+.
Originalmente o Orgulho começou como uma manifestação contra a violência policial no Stonewall Inn, um bar gay, na cidade de Nova York.
A Marcha e outras manifestações de orgulho LGBTI+ ou protesto, enfrentam ainda grave repressão em alguns países.
A sua voz pode mudar o mundo. Junte-se a nós e exija a inclusão e igualdade da comunidade LGBTI+.

O QUE A AMNISTIA INTERNACIONAL

ESTÁ A FAZER PARA PROMOVER OS DIREITOS LGBTI+?

A Amnistia está empenhada em acabar com a discriminação em todo o mundo e propor recomendações a governos e líderes influentes. Conseguimos, nos últimos anos, ter influência nas novas leis de proteção LGBTI+ na Dinamarca, Finlândia, Grécia e Noruega.
Fazemos campanhas na defesa de pessoas, defensores e ativistas detidos ou condenados à morte por assumirem a sua homossexualidade, identidade e/ou expressão de género ou participarem em manifestações LGBTI+.
Produzimos recursos pedagógicos, desde um kit de defesa para ativistas que lutam contra a discriminação na África Subsariana até a série Body Politics destinada a aumentar a conscientização sobre a criminalização da sexualidade e da reprodução.
A AMNISTIA INTERNACIONAL ESTÁ EMPENHADA EM ACABAR COM A DISCRIMINAÇÃO CONTRA PESSOAS LGBTI+ EM TODO O MUNDO. JUNTE-SE A NÓS!

939 076 340

transferência bancária

PT50 0036 0103 9910 0000 9858 8

Para lhe podermos agradecer convenientemente e enviar mais informação sobre este e outros temas, pedimos que nos envie um e-mail para [email protected] com o comprovativo da sua transferência com a indicação “Amar é um Direito Humano”.

O QUE SIGNIFICA SER LGBTI+?

O termo LGBTI+ refere-se a uma comunidade ampla de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros ou intersexuais e outras com identidades e expressões de género distintas das normativas. A terminologia pode variar dependendo dos contextos históricos, culturais e sociais.
Embora esteja estabelecido na lei internacional de direitos humanos que os Estados devem tomar medidas para salvaguardar os direitos das pessoas LGBTI+, tal não ocorre.

PORQUE DEVE APOIAR A AMNISTIA INTERNACIONAL?

É por todas estas pessoas que, algures no mundo, veem os seus direitos humanos fundamentais abusados ou negados por discriminação e identidade de género que iremos continuar a angariar fundos. Precisamos de meios para continuar a expor o que está a acontecer, precisamos de continuar a pressionar governos, e todas as outras entidades que violem direitos humanos.
A Amnistia Internacional é financiada pelos seus doadores, apoiantes e membros individuais e só aceita donativos de governos e empresas para finalidades específicas como a Educação para os Direitos Humanos. Só deste modo conseguimos investigar, denunciar e acabar com as violações de direitos humanos de uma forma independente, imparcial e autónoma. 
Acreditamos que o mundo será um lugar melhor quando juntos encararmos a violação dos direitos humanos como uma afronta pessoal!

83%

Do nosso orçamento é aplicado na implementação de projetos

Envolvimento e mobilização de pessoas
46.6%
Campanhas, Investigação e advocacy
17.6%
Sustentabilidade e Fidelização
13.2%
Juventude e Educação
6.8%
Gestão e Governação
16.8%
A Amnistia Internacional tem como dever expor violações e abusos de Direitos Humanos, fazer recomendações e propor soluções. Sempre que em qualquer parte do mundo alguém não puder usufruir livre e plenamente de todos os seus direitos humanos nós vamos agir.

O nosso trabalho não é contra ninguém. É antes a favor de todas as pessoas usufruírem dos direitos humanos. É antes a favor de construir um mundo melhor para toda a humanidade.

O seu apoio vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas, ativistas e defensores de direitos humanos ao redor do mundo.

Política de Privacidade e Cookies

Amnistia Internacional Portugal Rua dos Remolares, n.º 7 – 2º 1200-370 Lisboa
+351 213 861 664 | +351 213 861 652 | [email protected]