8 Setembro 2021

No começo de mais um ano letivo, a Amnistia Internacional inicia uma nova edição da Academia Amnistia, com o lançamento de novos e renovados cursos online. Esta oferta formativa, inovadora em Portugal, dá resposta à crescente procura de todas as pessoas que pretendem aprender mais sobre a promoção e proteção de direitos humanos e utilizar esses conhecimentos na sua vida profissional ou pessoal. Com uma oferta formativa certificada, em formato e-learning (online), a Academia dispõe de variados cursos que podem ser consultados aqui. As inscrições estão abertas!

A Amnistia Internacional Portugal é, desde 2020, Entidade Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua de docentes (CCPFC) e certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) nas áreas de desenvolvimento pessoal, ciências da educação, ciência política e cidadania.

Entre os diversos cursos disponíveis, encontra-se o Educar para a igualdade, com início marcado já para o próximo dia 20 de setembro e direcionado a docentes, profissionais com responsabilidades educativas e todas as pessoas com interesse na área da educação. Este curso de 30h será dividido em sessões síncronas e conteúdos assíncronos, ao longo de 6 semanas. É acreditado pelo Conselho Cientifico-Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC) e destaca o papel da educação no combate à discriminação (onde se inclui o racismo, sexismo, e tantas outras formas). Composto por uma base sólida sobre direitos humanos, este curso permite que os participantes analisem com pormenor os fenómenos de discriminação nas nossas sociedades e adquiram ferramentas para o planeamento e implementação de ações educativas voltadas para a igualdade.

Para quem quer conhecer melhor os mecanismos e diferentes formas de promoção e defesa dos direitos humanos, uma boa aposta é a 3ª edição do curso Agir pelos Direitos Humanos, que decorrerá de 8 de novembro a 5 de dezembro. O sucesso das edições passadas, sempre com lotação esgotada, leva à repetição deste curso onde, no final, é emitido um Certificado de Formação Profissional pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO). O programa integra a perspetiva histórica, evolução e sistemas de proteção dos direitos humanos, assim como a defesa destes direitos e os atores que contribuem para a mesma. Serão exploradas as diversas formas através das quais cada um de nós pode promover os direitos humanos, em todas as dimensões da sua vida.

A Academia Amnistia disponibiliza também cursos mais curtos e gratuitos, que podem ser feitos de forma autónoma e ao ritmo de cada um. A variedade de temas serve diferentes interesses e objetivos, e inclui Educação para os Direitos Humanos na Escola, Introdução à Amnistia Internacional, Segurança digital e direitos humanos, entre outros.

Para qualquer dúvida ou informação adicional, é possível contactar a equipa da Amnistia Internacional através do email [email protected].