11 Março 2019

A Amnistia Internacional Portugal e a Associação de Estudos Estratégicos e Internacionais/Network of Strategic and International Studies (NSIS) promovem nova edição do curso de direitos humanos, pensado para todas as pessoas que querem adquirir o conhecimento dos mecanismos de defesa e promoção dos direitos humanos para, de uma forma ativa, ajudarem a defender e reivindicar estes mesmos direitos.

O curso decorre entre 29 de março e 13 de abril, em Lisboa, com as inscrições abertas até quarta-feira, 20 de março. Tem a duração total de 36 horas, ao longo de duas semanas, com cinco módulos temáticos, numa lógica de formação integrada na educação em direitos humanos e orientada para a abordagem prática dos problemas das violações de direitos humanos e das ações de prevenção e combate desenvolvidas pelos Estados e pela sociedade civil.

O plano de formação é composto por sessões teóricas, visitas de estudo, sessões práticas com a participação de sobreviventes de violações de direitos humanos e ainda workshops de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação. O curso aborda a história e os princípios de base de direitos humanos, a legislação de direitos humanos e os principais instrumentos jurídicos, sistemas e mecanismos de proteção, casos de estudo e contextualização global.

O painel de formadores é composto por profissionais com longa experiência de investigação na área dos direitos humanos e com prática de trabalho no terreno.

As inscrições devem ser feitas até 20 de março de 2019 e enviadas para o endereço de email [email protected]. O custo do curso é de 150€ – com descontos para grupos em que se inscrevam mais de cinco pessoas – e deve proceder-se ao pagamento de 50% no ato da inscrição.

As aulas decorrem entre 29 de março e 13 de abril, em horário pós-laboral, das 18h30 às 21h30 de segunda a sexta-feira e das 10h às 13h de sábado, na sede da Amnistia Internacional Portugal, Rua dos Remolares, 7 – 2º andar, em Lisboa (Cais do Sodré).

SABER MAIS E INSCRIÇÃO