6 Dezembro 2016

A igualdade, a liberdade e a mudança são os temas centrais em debate no 14º Encontro Criativo do Change It, ao qual se juntam a Amnistia Internacional e a Câmara Municipal de Lisboa, no sábado, 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Vários “Changers” reúnem-se para este encontro moderado pela fundadora do Change It, a comunicadora e ativista Ana Rita Clara, e que conta com a participação do diretor executivo da Amnistia Internacional, Pedro Neto, da vocalista da banda The Gift, Sónia Tavares, e da escritora e oradora motivacional Mafalda Ribeiro.

Este encontro está marcado para as 10h30 de 10 de dezembro, na Sala do Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa, com inscrições gratuitas e cujo registo deve ser feito no site do Change It: www.changeit.world.

O movimento Change It, dedicado à mudança em Portugal, adere também à Maratona de Cartas da Amnistia Internacional, o maior evento mundial e anual de campanha pelos direitos humanos, que mobiliza mais de três milhões de pessoas em todo o mundo para que assinem petições e escrevam cartas, mensagens e sms em defesa de indivíduos e comunidades em risco ou que sofrem abusos e violações de direitos humanos.

Em 2016, a Maratona de Cartas tem quatro casos em destaque em Portugal: Annie Alfred, do Malawi, e tantos outros albinos que são alvo de perseguição e discriminação no país; Edward Snowden, que pode ser condenado a décadas na prisão nos Estados Unidos e vive atualmente em exílio na Rússia; Eren Keskin da Turquia, advogada e antiga diretora de um jornal, cujo exercício da liberdade de expressão e de imprensa a tornou alvo de centenas de processos em tribunal; “Shawkan”, fotojornalista detido no Egito por documentar a violenta repressão das forças de segurança numa manifestação.

O dia 10 de dezembro é também o segundo aniversário do Change It, movimento que partiu de uma inquietude natural da sua fundadora para uma verdadeira comunidade de pensadores e fazedores, que cresce a cada dia que passa.