Ação para encerrar Guantánamo - Amnistia Internacional Portugal

16 January 2021  - 31 January 2021

Há dezanove anos, o mundo mudou para sempre: os ataques de 11 de setembro são um marco incontestável na História e desencadearam uma série de respostas que moldaram o cenário das relações internacionais. Uma delas, enquadrada na “guerra contra o terrorismo” dos Estados Unidos da América, consistiu na detenção de dezenas de pessoas na prisão militar de Guantánamo.

Um relatório da Amnistia Internacional documenta a atual situação de 40 pessoas que ainda estão detidas por tempo indeterminado, todas muçulmanas, a maioria sem qualquer tipo de acusação. Muitas foram torturadas pelo governo dos EUA. Além disto, nenhuma teve direito a um julgamento justo e as transferências foram suspensas. Mesmo as pessoas cuja libertação foi autorizada há anos, permanecem encarceradas.

Queremos apelar ao presidente-eleito Joe Biden que cumpra o que prometeu: “Vamos defender os direitos daqueles que trazemos à justiça. E vamos fechar o centro de detenção na Baía de Guantánamo”.

CHEGOU O MOMENTO DE ENCERRAR GUANTÁNAMO

Quando: até 31 de janeiro

Onde: onde quer que esteja

VER AÇÃO