IRS: consignar é criar finais felizes - Amnistia Internacional Portugal

Gosta de histórias com final feliz? Consigne o seu IRS à Amnistia Internacional.

Consignar 0.5% do seu IRS é simples e sem custos para si.
É este o NIF para mais finais felizes

Histórias com final feliz

Na Amnistia Internacional, trabalhamos diariamente para que as histórias em que acontecem abusos de direitos humanos… tenham um final feliz. Para que as pessoas injustamente presas sejam libertadas, para que se mudem leis que garantam proteções e liberdades. Para que, independentemente de onde nascem, de como pensam ou de como são, tenham os mesmos direitos: os direitos humanos.

Em 2020 juntámo-nos a extraordinários contadores de histórias: Afonso Reis Cabral, vencedor do prémio literário José Saramago; e Tiago Guedes, realizador premiado em Veneza. Com eles, trouxemos para a ribalta, algumas das muitas histórias em que contribuímos para que tivessem finais felizes.

Acreditamos que as pessoas gostam de finais felizes. E que, por isso, se juntarão e contribuirão para que a Amnistia Internacional possa continuar com a sua missão.

Veja aqui os vídeos da campanha, e as nossas histórias com finais felizes.

Porquê e como consignar

Ao escolher a Amnistia Internacional para consignar o seu IRS está a ajudar pessoas em Portugal e no mundo, sem qualquer custo para si.

Certamente já terá ouvido falar desta possibilidade, mas… ainda tem dúvidas? Veja aqui tudo explicado, em 5 pontos muito simples (e um sexto ponto, para quem quiser ajudar ainda mais).

1 – Vou fazer o meu IRS. Mas, para quê atribuir 0,5%?

A Amnistia Internacional conta com a atribuição de 0,5% do seu IRS para continuar a fazer do mundo um lugar melhor e para salvar vidas. Quer saber mais?

Saber mais

É assim que, com o seu contributo, mudamos o mundo:

• investigamos e denunciamos violações de direitos humanos,
  • exigimos que os governos respeitem as leis,
  • educamos os jovens portugueses para os direitos humanos,
  • defendemos e mobilizamos ativistas e defensores dos direitos humanos.

Veja aqui um pouco do que foi o nosso último ano, muito graças ao IRS de pessoas que também quiseram tornar o mundo melhor.

2 – Duvido que não tenha custos. Podem garantir-me isso?

Sim, se consignar o seu IRS à Amnistia Internacional não paga mais nem recebe menos por isso. Está apenas a indicar onde pretende que sejam aplicados 0,5% do imposto que já pagou. Veja a explicação em detalhe:

Ver

Sim, podemos. Se consignar o seu IRS à Amnistia Internacional não paga mais IRS, nem recebe menos por isso. Está apenas a indicar ao Estado onde pretende que sejam aplicados 0,5% do imposto que já pagou. Geralmente, é o Estado que define como são aplicados os nossos impostos e não é possível para cada contribuinte dar qualquer indicação nesse sentido. A única exceção é esta possibilidade de destinar 0,5% do IRS a uma determinada instituição de utilidade pública, como a Amnistia Internacional. Não paga mais imposto, nem recebe menos com esta opção, simplesmente escolhemos o destino onde será aplicado esse montante. Na verdade, é um dos poucos, senão o único momento, em que qualquer contribuinte pode indicar ao Estado onde pretende que seja aplicada uma parte dos seus impostos.

3 – Porque devo consignar o meu IRS à Amnistia Internacional e não a outra organização em Portugal?

Ao consignar o seu IRS à Amnistia Internacional está a apoiar diretamente a atuação nas mais diversas áreas dos direitos humanos, em Portugal e no mundo. Veja algumas das nossas principais áreas de atuação:

Ver

Ao consignar o seu IRS à Amnistia Internacional está a apoiar diretamente a atuação nas mais diversas áreas dos direitos humanos, em Portugal e no mundo, como por exemplo:

• Acabar com a discriminação e promover a igualdade, seja de género, de ascendência, racial, de orientação sexual, cultura ou outros. Porque todas as pessoas têm os mesmos direitos e devem ter as mesmas oportunidades.
  • Lutar pelos direitos sociais, económicos e culturais básicos para todas as pessoas.
  • Assegurar que o exercício das nossas liberdades é uma realidade e uma garantia.
  • Garantir que as pessoas que são perseguidas, que têm a sua vida em perigo, que fogem da guerra ou da violência têm respostas céleres e eficazes por parte dos líderes mundiais para que possam encontrar a segurança para si e para as suas famílias.
  • Celebrar e defender o espaço de atuação dos defensores e defensoras dos direitos humanos, porque o trabalho destas pessoas é defender os nossos direitos, colocando-se tantas vezes em perigos e como alvos de vários ataques.
  • Ensinar e educar os nossos jovens em matérias de direitos humanos, para que as gerações e líderes do futuro saibam colocar sempre como prioridade os direitos e liberdades.

4 – Como faço essa consignação? É mesmo assim tão fácil?

É muito fácil! Quando estiver a preencher a sua declaração de IRS deve colocar no Modelo 3, na folha de rosto, no Quadro 11, um X no Campo 1101 e o NIF da Amnistia Internacional Portugal 501 223 738. Colocando depois um X na opção IRS. É só isto! Veja aqui os passos.

Ver

5 – E se estiver a usar a opção de preenchimento automático do IRS?

Ainda é mais simples: no fundo da página encontrará a área dedicada à consignação. Basta indicar que pretende consignar 0,5% IRS a Instituições particulares de solidariedade social e inserir o NIF da Amnistia Internacional Portugal 501 223 738. Veja aqui como.

Ver

Para além de consignar os 0,5% do IRS sem qualquer custo para si, pode ainda adicionar um donativo relativo aos 15% do IVA reembolsado em faturas relativas às atividades de reparação de automóveis e motociclos, alojamento e restauração e cabeleireiros e institutos de beleza. Para tal, seleccione opção “15% do IVA Suportado” (passo 4), abdicando assim desse retorno. No entanto, se apenas optar pela consignação de 0,5% do IRS, não abdica de qualquer valor.

6 – Ok, foi mesmo fácil. E como posso ajudar ainda mais?

Pode ainda adicionar um donativo relativo aos 15% do IVA reembolsado em faturas relativas às atividades de 'reparação de automóveis e motociclos', 'alojamento e restauração' e 'cabeleireiros e institutos de beleza'.

Ver

Para além de consignar os 0,5% do IRS sem qualquer custo para si, pode ainda adicionar um donativo relativo aos 15% do IVA reembolsado em faturas relativas às atividades de reparação de automóveis e motociclos, alojamento e restauração e cabeleireiros e institutos de beleza. Para tal é só colocar um X na opção IVA, abdicando assim desse retorno. No entanto, se apenas optar pela consignação de 0,5% do IRS, não abdica de qualquer valor.

Veja os passos nesta imagem (onde, na imagem, se indica o nº 5 a amarelo).

Sim, no final, é tão vital partilhar! Porque só com a sua partilha conseguimos envolver milhares de pessoas, para que esta campanha faça a diferença.

A pensar no IRS? Se quer que o mundo tenha mais histórias com final feliz, escolha a Amnistia Internacional para fazer a consignação, sem qualquer custo. 501 223 738. Saiba mais em amnistia.pt/irs