28 Agosto 2012

Em março de 2009, o “Notícias da Amnistia Internacional Portugal” apelava aos leitores que exigissem a libertação de dois ativistas presos em Myanmar, por estarem envolvidos na organização dos protestos que tinham terminado no final de setembro de 2007 com uma violenta repressão por parte das autoridades.Â

Mie Mie, na altura com 39 anos e mãe de duas crianças, e Htay Kywe, de 40 anos, foram detidos na casa que lhes servia de esconderijo, em Yangon, a 13 de outubro de 2007. Os dois defensores dos direitos humanos enfrentaram no total nove acusações, que iam desde criticar o governo até à associação ilegal e distribuição de material escrito sem autorização da censura. Chegaram a acumular penas que perfaziam os 65 anos de prisão.

Depois de mais de quatro anos de apelos enviados pelos ativistas da Amnistia Internacional, os esforços para a sua libertação foram alcançados e Mie Mie e Htay saíram da prisão no passado dia 13 de janeiro. Zaw Htet Ko Ko, outro dos ativistas preso aquando dos protestos, na altura com 28 anos, já havia sido libertado a 12 de outubro de 2011. Obrigada a todos os que enviaram apelos para a resolução destes casos. O vosso gesto fez toda a diferença!
Â