19 Junho 2019

É com uma enorme alegria que partilhamos as mais recentes novidades sobre o caso dos irmãos Abbasi. Taibeh, Yasin e Eshan já estão na Noruega, desde ontem, depois de não terem seguido viagem para Cabul, no Afeganistão.

As mais recentes informações de que dispomos dão conta de que chegaram a Oslo, via Istambul. Hoje, devem seguir viagem para a cidade onde vivem, Trondheim.

Taibeh Abbasi tem sido a porta-voz da família e uma acérrima defensora dos direitos humanos. Nascida no Irão, no seio de uma família afegã – que fugiu do país natal em 1998 durante o regime dos talibãs porque o seu grupo étnico, os hazara, é alvo de perseguição – chegou à Noruega em 2012, com a mãe e os irmãos. Desde então, têm sido apoiados pela comunidade local de Trondheim.

O governo norueguês tinha justificado a deportação alegando que o Afeganistão é seguro. No entanto, a afirmação é desmentida pelos níveis recorde de violência documentados no país. No início deste mês, o Instituto para a Economia e Paz descreveu-o como o “menos pacífico” do mundo.

A quem participou na nossa última Call2Action e que dedicou uns minutos a esta família, muito obrigado.