Assinar a Petição

Atena Daemi é um dos casos da Maratona de Cartas.

 

Atena Daemi, uma ativista contra a pena de morte e defensora dos direitos das mulheres, encontra-se atualmente a cumprir uma pena de sete anos no Irão pelo seu ativismo pacífico. O seu crime? Distribuir panfletos contra a pena de morte e criticar nas redes sociais o recorde atroz de execuções no país.

Em 2014, então com 26 anos, Atena foi vendada e presa fora de casa. Durante os primeiros 28 dias da sua detenção esteve numa cela infestada com insetos e sem casa de banho. Posteriormente, Atena disse que os seus interrogadores lhe garantiriam o acesso à casa de banho em troca da sua “cooperação”. Infelizmente, isto foi apenas o início dos seus maus tratos.

Mais tarde, enquanto servia já a pena de sete anos de prisão, Atena foi transferida (em segredo e de forma ilegal) para uma prisão onde os guardas a ameaçavam frequentemente e onde incitavam ao ataque contra ela. Durante a greve de fome de 2017, tossiu sangue, sofreu uma perda de peso muito significativa, teve náuseas, vómitos e dores de rins. Precisa urgentemente de cuidados médicos especializados.

Apesar de tudo isto, Atena recusa-se a parar a sua luta.

“Estas prisões, detenções, ameaças e intimidações são os sacrifícios que temos de fazer para ganharmos a nossa liberdade e os nossos direitos… não devemos nunca parar de resistir ou de nos impormos contra a opressão. Nenhuma vitória chega facilmente, e nenhuma injustiça dura para sempre.”

Atena Daemi

Atena é uma inspiração para os defensores de direitos humanos no Irão e em todo o mundo. Mas também é uma jovem mulher que ama a natureza e que gosta de passar o tempo em atividades ao ar livre. Atena deve ser libertada.

Assine esta petição e apele ao responsável pelo sistema judicial do Irão, o Ayatollah Sadegh Larijani, que liberte Atena imediatamente.

Todas as assinaturas serão enviadas pela Amnistia Internacional.

Letter content

Your Excellency,

I urge you to release Atena Daemi immediately and unconditionally, and to quash her sentence and conviction. She is a human rights defender who has done nothing more than peacefully campaign against the use of the death penalty in Iran.

She is a prisoner of conscience who has been imprisoned for seven years solely for peacefully exercising her right to freedom of expression, association and assembly.

Atena Daemi has been in poor health while imprisoned. Therefore, I call on you to ensure that she is granted access to the specialized medical care she requires outside prison.

She must be released today.

Yours sincerely,

Texto da carta a enviar

Excelência,

Apelo a que liberte imediata e incondicionalmente Atena Daemi, e que retire a sua condenação e pena de prisão. Ela é uma defensora de direitos humanos que não fez mais do que pacificamente protestar contra a pena de morte no Irão.

É uma prisioneira de consciência há já sete anos, presa por apenas exercer pacificamente o seu direito à liberdade de expressão, associação e reunião.

Na prisão, a saúde de Atena Daemi deteriorou-se. Consequentemente, apelo a que garanta que ela tem acesso aos cuidados médicos especializados de que necessita, fora da prisão.

Ela deve ser liberta hoje.

Respeitosamente,

JUNTE O SEU NOME PELA Atena Daemi

Artigos Relacionados