Assinar a Petição

Rodrigo e os restantes ativistas do coletivo MODATIMA lutam para defender o acesso à água no Chile. Como consequência da sua coragem, têm sido ameaçados com violência e detenções.

A água é escassa na província de Petorca no Chile, o que coloca muitas comunidades em risco. Rodrigo Mundaca faz parte do MODATIMA, onde em conjunto com outros ativistas lutam para proteger o acesso das comunidades locais à água e expor a sua extração ilegal por vários políticos e empresas. Devido ao seu trabalho corajoso, muitos destes defensores encontram-se em risco de detenção e recebem regularmente ameaças de mortes e ataques físicos.

Mas recusam-se a desistir, e continuam a lutar pelo direito à água – apesar de todos os desafios.

“Quando me perguntam como é que os julgamentos nos afetaram… Perdemos tudo. No sentido material, no sentido espiritual, tudo se perdeu. Talvez o amor pelas coisas materiais não seja assim tão importante. É?”

Rodrigo Mundaca

Rodrigo e os restantes membros do MODATIMA têm lutado incansavelmente pela proteção de outros. Defenda estes corajosos: exija ao governo chileno que proteja estes defensores de direitos humanos!

Assine e apele ao Ministro do Interior e de Segurança Pública, Andrés Chadwick Piñeda, que investigue estas ameaças de morte e que providencie as medidas de segurança e proteção necessárias a estes defensores de direitos humanos.

Através desta petição, a sua voz irá ajudar a fazer pressão às autoridades chilenas para proteger os defensores de direitos humanos.

A Amnistia Internacional irá enviar todas as assinaturas com regularidade.

Contenido de la carta

Estimado Señor Ministro,

Le escribo para mostrar mi preocupación por la situación de Rodrigo Mundaca y de otros integrantes del Movimiento de Defensa por el Accesso al Agua, la Tierra y la Protección del Medio Ambiente (MODATIMA), que han recibido amenazas por su defensa del derecho al agua.

Pido a las autoridades chilenas que:

– brinden protección a Rodrigo Mundaca Cabrera y otros integrantes del Movimiento de Defensa por el Accesso al Agua, la Tierra y la Protección del Medio Ambiente, en consulta com ellos y de acuerdo com los deseos de los propios afectados;

– inicien investigaciones inmediatas, exhaustivas e imparciales sobre las amenazas realizadas contra integrantes del Movimiento de Defensa por el Accesso al Agua, la Tierra y la Protección del Medio Ambiente, que hagan públicos sus resultados y que lleven a los responsables de esos hechos ante la justicia;

– reconozcan publicamente la importante y legítima labor que realizan los defensores y defensoras de los derechos humanos que promueven el derecho al agua.

Atentamente,

Texto da carta a enviar

Ministro,

Escrevo para lhe demonstrar a minha preocupação face à situação em que se encontra Rodrigo Mundaca e restantes membros do Movimento de Defesa pelo Acesso à Água, da Terra e da Proteção do Meio Ambiente (MODATIMA), que receberam ameaças pelo seu trabalho em defesa do direito à água.

Peço ás autoridades chilenas que:

– Ofereçam proteção a Rodrigo Mundaca Cabrera e restantes membros do Movimento de Defesa pelo Acesso à Água, da Terra e da Proteção do Meio Ambiente, consultando-os sobre os seus próprios desejos;

– Iniciem investigações imediatas, exaustivas e imparciais sobre as ameaças realizadas contra membros do Movimento de Defesa pelo Acesso à Água, da Terra e da Proteção do Meio Ambiente, que tornem públicas as suas ações e que os responsáveis sejam levados à justiça;

– Reconheçam publicamente a importância e a legitimidade do trabalho que os defensores e defensoras dos direitos humanos realizam em função da proteção ao direito à água.

Atentamente,

Protejam Rodrigo Mundaca e o acesso à água no Chile