Assinar a Petição

Está em sua casa a vestir os seus dois filhos para mais um dia. Suspira e olha para ambos, com receio. Os gangs têm estado a ameaçá-lo e a tentar extorquir-lhe o pouco dinheiro que ganha como condutor de autocarro. Sai de casa e começa um novo dia que seria igual aos outros. Mas não foi, pois sofreu um ataque armado que o deixa a si e aos seus dois filhos feridos com gravidade. Os gangs cumpriram a sua promessa.

Algum tempo depois toma a dura decisão de deixar toda a sua vida para trás e fugir das Honduras, o país que o viu nascer mas onde já não é seguro ficar. Ao chegar ao México é deportado e sofre um novo ataque. Nós, na Amnistia Internacional, entrevistámo-lo e chegámos à conclusão de que foi ilegalmente enviado para o seu país. Antes mesmo de conseguirmos agir, sofreu um novo ataque e, desta vez, foi assassinado.

Esta é a história de Saúl. Esta é a história dos milhares de pessoas que integram a caravana de migrantes, refugiados e requerentes de asilo que se direciona para o México.

São pessoas como qualquer um de nós, que fogem da violência e do ódio.

Ajude-nos a pedir às autoridades mexicanas que não enviem de volta as pessoas que fogem à violência e que cessem as detenções de crianças.

Todas as assinaturas serão enviadas pela Amnistia Internacional ao Comissário do Instituto Nacional de Migração, no México.

Texto da carta a enviar

Exmo. Comissário do Instituto Nacional de Migração,

Temos consciência dos desafios que o Instituto Nacional de Migração (INM) enfrenta, especialmente numa altura em que a crise na Nicarágua e a violências nas Honduras leva a que tantas pessoas saiam dos seus países em busca de proteção.

Tendo isso em conta, peço que encete todos os esforços possíveis de forma a assegurar que todas as pessoas que entram no México, sozinhas, em grupo ou em caravana, possam ter a oportunidade de pedir asilo.

Apelo a que os processos de triagem, levados a cabo pelo INM, sejam revistos com o objetivo de:

• Implementar um sistema de triagem proactivo que melhore a identificação de potenciais requerentes de asilo no primeiro contacto com o INM;
  • Assegurar que migrantes irregulares apreendidos são devidamente informados do seu direito de requerer asilo no México;
  • Certificar que o acesso a procedimentos de requerimento de asilo não tem obstáculos;
  • Assegurar que, em situação nenhuma, as crianças são colocadas em centros de detenção;
  • Restringir práticas ilegais que forçam as pessoas a voltar para sítios onde correm risco de vida;
  • Garantir que quem viole a lei nacional e internacional é sujeito a sanções administrativas.

Por último, independentemente do estatuto migratório no país, apelo a que assegure que os direitos humanos das pessoas em movimento são sempre respeitados.

Atenciosamente,

Letter Content

Dear Commissioner,

We are aware of the current challenges faced by the INM. From the crisis in Nicaragua to the violence in Honduras, people are forced to flee their countries every day and seek protection in Mexico. Due to the ongoing arrival of migrants and asylum seekers I ask you to ensure that every person that enters the country, whether alone, in a group or in a caravan, is given the opportunity to claim asylum in Mexico.

For this purpose, we ask you to urgently implement a review of screening processes implemented by the National Institute of Migration (INM). This review must have the aim of:

• Implementing a pro-active screening system that improves identification of potential asylum seekers within the first moments of contact with the INM;
  • Ensuring irregular migrants who are apprehended and detained are properly informed of their right to seek asylum in Mexico;
  • Ensuring their access to asylum procedures faces no obstacles;
  • Making sure that under no circumstances children are detained;
  • Curbing illegal practices of refoulement
  • Ensuring breaches of national and international law are met with administrative sanctions.

Furthermore, regardless of their migratory status in the country, we call on you ensure that the human rights of all people on the move are respected at all times.

Sincerely,

Junte o seu nome