Descrição de Funções

O/a Gestor/a de TI terá como funções a gestão e implementação das diversas dimensões no âmbito das tecnologias de informação e informática tendo como objetivos gerais os seguintes:

a) Desenvolvimento e implementação de uma estratégia de tecnologia e serviços de comunicação, totalmente integrados, para apoiar a implementação adequada dos planos estratégicos e operacionais da AIPT, identificando e providenciando os melhores e mais adequados serviços de tecnologia.

b) Prestação de serviços no local de trabalho da AIPT, garantindo que os meios e equipamentos informáticos funcionem de forma eficaz para a AIPT, de modo a que os seus colaboradores/as possam obter o máximo de produtividade.

c) Gestão técnica de operações no âmbito das TIC, garantindo que os níveis de serviços adequados sejam alcançados e todos os procedimentos relevantes sejam cumpridos. A gestão técnica inclui a programação e supervisão de todos os trabalhos de manutenção e instalação de hardware e software, bem como assegurar a identificação e resolução de problemas operacionais e a manutenção das normas regulamentares de segurança e qualidade.

d) Trabalhar com a equipa de liderança da AIPT para compreender as necessidades de TI dos vários departamentos, bem como aconselhar objetivamente e liderar a implementação de soluções de tecnologias que possam fazer a diferença no bom trabalho e desempenho da AIPT.

 

Localização e Condições:

Localização: Sede da Amnistia Internacional – Portugal, na Rua dos Remolares, em Lisboa.

Duração: 1 ano, com possibilidade de transição para o quadro permanente.

Condições:

  • Horário a tempo inteiro / full time;
  • Salário mensal compatível com a função de coordenador (desde € 1.391,11 € a € 1.947,55 ilíquidos), consoante a experiência e conhecimentos comprovados da pessoa selecionada;
  • Subsídio de refeição (7,23€);
  • Possibilidade de ajuda de custos em subsídio de transporte (até 80€/mês);
  • Possibilidade de ajuda de custos inerentes ao exercício das suas funções em regime híbrido (80€/mês);
  • Outros benefícios, que incluem seguro de saúde após o período experimental, subsídio de apoio à parentalidade, possibilidade de teletrabalho até três dias por semana, bolsa de dias remunerados com dispensa por doença, dispensa no dia de aniversário, dispensa no dia de aniversário de filhos/as, ou menores a cargo, com menos de 18 anos de idade, entre outros dias, consoante o cumprimento de objetivos e metas individuais e/ou coletivas e conforme a política de recursos humanos da organização;
  • Integração numa organização com uma política de recursos humanos com forte aposta no desenvolvimento pessoal e profissional;
  • [Todos os benefícios previstos no código do trabalho português].

 

Relações de Trabalho

Reporta a: Diretor/a Executivo/a | Diretor/a de Gestão Operacional e Financeira

 

Principais Responsabilidades

1. Estratégia e operações

  • Liderar o desenvolvimento e implementação de uma estratégia de meios tecnológicos para a AIPT e definir uma visão de como esses meios podem constituir um serviço de apoio ao cumprimento dos objetivos estratégicos da AIPT.
  • Providenciar aconselhamento e informação aos/às colegas relevantes, no âmbito da função, incluindo desenvolvimentos legais, de conformidade e de segurança, incluindo as melhores práticas e desenvolvimentos atuais, bem como oportunidades para fazer um uso mais eficaz dos nossos recursos tecnológicos e de trabalho, aumentando o potencial dos meios tecnológicos para atingir os objetivos da AIPT.
  • Liderar projetos relacionados com Tecnologias de Informação.
  • Contribuir para o desenvolvimento de planos e orçamentos anuais de Tecnologias de Informação; bem como gerir o orçamento operacional de meios de Tecnologias de Informação.
  • Selecionar e aconselhar sobre a aquisição de hardware, software e serviços tecnológicos adequados.

2. Tecnologia e gestão

  • Gerir a infraestrutura de tecnologia da AIPT, incluindo a proteção da segurança, integridade e confidencialidade de sistemas e dados, e garantir que funções críticas do trabalho possam ser mantidas no enquadramento de crises.
  • Apoiar o desenvolvimento e monitorização de bases de dados, aplicações, serviços baseados na web e outros sistemas de informação da AIPT, em contato com outros colaboradores, conforme apropriado, e fornecer ou gerir o fornecimento de apoio técnico e controlo operacional do sistema informático da AIPT.
  • Garantir que o suporte tecnológico eficaz, acessível e apropriado é fornecido no âmbito de eventos públicos e outras atividades externas.
  • Garantir que são mantidos inventários apropriados e precisos de todos os softwares, hardwares e equipamentos adquiridos e licenciados.
  • Estabelecer ligação com o Secretariado Internacional, outras Secções da Amnistia Internacional e órgãos externos no que diz respeito a desenvolvimentos conjuntos, partilha de custos, particularmente no desenvolvimento, manutenção e implementação de uma estratégia de Tecnologia.
  • Garantir medidas de segurança física do hardware e software da AIPT.

3. Gestão de equipamentos informáticos e postos de trabalho

  • Liderar, gerir, treinar e motivar a equipa de colaboradores/as a adotar as melhores práticas de utilização dos meios informáticos e tecnológicos, bem como a gestão de documentação e os seus suportes.
  • Rever problemas no âmbito de suporte informático, identificar tendências e padrões de questões informáticas e implementar as soluções adequadas.
  • Supervisionar a gestão dos postos de trabalho da AIPT, garantindo que são fornecidos aos colaboradores/as equipamentos de trabalho eficazes e de apoio que atendam às necessidades da organização e dos seus funcionários e voluntários, na medida do necessário e possível.
  • Manter e desenvolver serviços económicos, inclusivos e acessíveis para colaboradores/as, voluntários/as e outros utilizadores do escritório e infraestruturas de tecnologia da AIPT.

4. Relações externas e negociação com fornecedores

  • Desenvolver e gerir relacionamentos apropriados e produtivos com parceiros e fornecedores externos para garantir qualidade e uma ótima relação de custo-benefício para a AIPT.
  • Gerir o conjunto de fornecedores externos da AIPT, selecionando os mais adequados, construindo as melhores relações e negociando os melhores valores e serviços no âmbito de contratos de manutenção, de fornecimento de serviços e compras ad hoc para garantir a melhor funcionalidade da infraestrutura tecnológica da AIPT.
  • Garantir que a AIPT tem devidamente licenciada a utilização dos seus equipamentos de software e hardware

 

Perfil e Requisitos

Áreas de formação preferenciais: Informática, Tecnologias de Informação e similares.

Os/as candidatos/as deverão reunir, cumulativamente, conhecimentos e experiência nas seguintes áreas:

  • Competências em Informática e Novas Tecnologias da Informação;
  • Experiência de trabalho em segurança de dados, segurança de acessos, gestão de redes, gestão de servidores, gestão de software, configurações e planeamento de operações;
  • Experiência em gestão de serviços de suporte informático;
  • Bons conhecimentos de sistemas audiovisuais interconectividade de ferramentas de som e vide;
  • Boa compreensão e avaliação sobre interconectividade entre sistemas e softwares utilizados pela organização;
  • Boas capacidades de gestão de projetos de tecnologias de informação;
  • Capacidade de resposta rápida e flexível, para aproveitar oportunidades e responder a mudanças de prioridades;
  • Capacidade para prestar serviços de apoio técnico;
  • Desenvolver e gerir relacionamentos apropriados e produtivos com parceiros e fornecedores externos que garantam a melhor qualidade e relação custo-benefício para a AIPT;
  • Capacidade de negociação de contratos de fornecimento de serviços e bens;
  • Capacidade de utilizar recursos limitados de forma eficaz;
  • Boa capacidade de reporte;
  • Bons conhecimentos da língua inglesa, ao nível escrito e falado;
  • Forte orientação para resultados e capacidade de trabalho com objetivos desafiantes;
  • Forte sentido de compromisso, dedicação e trabalho em equipa;
  • Capacidade para trabalhar de forma autónoma e sob stress;
  • Assiduidade e pontualidade;
  • Proatividade;
  • Concordância e compromisso com os valores e a visão da Amnistia Internacional;
  • Capacidade de isenção ideológica e partidária no contexto e exercício das suas funções profissionais.

 

Como candidatar-se:

Envio de Formulário de Candidatura devidamente preenchido para candidaturas@amnistia.pt até às 23h59 (hora de Lisboa) do dia 23/06/2022, com indicação da vaga à qual se candidata no assunto da mensagem.

As candidaturas que não cumpram com o envio do formulário devidamente preenchido, não serão consideradas.

Todos os/as candidatos/as serão informados sobre os resultados de pré-seleção.

Os/as candidatos/as selecionados/as para a fase seguinte serão informados sobre os procedimentos seguintes e data para entrevista.

 


 

A Amnistia Internacional Portugal é uma organização não governamental onde as pessoas são selecionadas com base no mérito e nas suas capacidades, e comprometida com os princípios fundamentais da igualdade e da diversidade.

DECLARAÇÃO DE IGUALDADE
A igualdade e a diversidade estão no âmago dos valores da Amnistia Internacional e espera-se que os funcionários/as trabalhem coletiva e individualmente para promover uma abordagem construtiva e sensível para pessoas de diferentes origens e backgrounds, onde o trabalho de todas as pessoas é valorizado e respeitado.

CONFLITO DE INTERESSES
Atividade pública ou de outra natureza, filiação ou apoio a qualquer grupo ou organização, associação pessoal ou outro fator que possa gerar um conflito de interesse real ou percebido para com os princípios da Amnistia Internacional, ou suscitar preocupações de segurança, que possa não permitir ao/à candidato/a o desempenho das principais funções do cargo específico, deve ser comunicada pelo/a candidato/a à Amnistia Internacional – Portugal.

Recursos