9 Junho 2008

Todos os anos, activistas de todo o mundo realizam iniciativas na Semana Global contra a violência armada tendo como objectivo a promoção de um controlo mais rigoroso do comércio de armas e da aprovação de leis de armas mais eficazes. Este ano a semana de acção foi de 2 a 8 de Junho. Foram desenvolvidas actividades em todo o mundo, tais como conferências, workshops, exibição de filmes, publicação de artigos, realização de entrevistas e debates referentes ao tema e encontros com entidades governamentais.

Em Portugal assinalámos a semana com a edição de um comunicado de imprensa em conjunto com o Núcleo de Estudos para a Paz do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e com o Observatório Permanente sobre a Produção, o Comércio e a Proliferação de armas ligeiras da Comissão Nacional Justiça e Paz.

Pode ler o comunicado aqui.

Destacamos ainda outras acções realizadas na Europa, como a conferência sobre o comércio global de armas na Dinamarca, o workshop intitulado “Violência armada num contexto pós-guerra” na Sérvia e debates públicos sobre violência armada realizados no Kosovo.

Estas acções têm uma especial importância, tendo em conta, que actualmente existem cerca de 640 milhões de armas ligeiras e cerca de 8 milhões são produzidas anulamente, segundo dados do Small Arms Survey. A grande maioria (59,2%) encontra-se nas mãos da população civil e são também os civis as principais vítimas da violência armada.

A violência armada não é cometida apenas por criminosos com cadastro e a proliferação das armas contribui para que a frustração de indivíduos perante a pobreza, desemprego, injustiça ou depressão seja mais facilmente transformada em agressão a diversos alvos, e que dessa agressão resultem dados mais graves do que seriam se não houvessem armas.