28 Agosto 2012

Fevereiro de 2010
Igor Koktysh, hoje com 30 anos, é um ativista que ousou, no único país europeu que mantém a pena de morte como forma de punição, a Bielorrússia, pertencer à oposição política. Por isso, acredita a Amnistia Internacional, foi preso em Janeiro de 2001 e acusado de “homicídio premeditado e agravado” do parente de um amigo, punível com pena capital. Apesar da tortura e maus tratos de que foi alvo, nunca confessou o assassinato. Em 2002 foi absolvido pelo Supremo Tribunal ao conseguir provar que estava noutra cidade no momento do crime.

A libertação ocorreu em 2002 e Igor mudou-se de forma definitiva para a vizinha Ucrânia, onde conheceu Irina, atual mulher (na imagem). Levou uma vida normal até ao dia 25 de Junho de 2007, quando foi preso pelas autoridades ucranianas no seguimento de um pedido de extradição vindo da Bielorrússia, que reabriu a acusação arquivada em 2002. Perante a possibilidade de ser extraditado, Igor Koktysh apresentou queixa ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos e a Amnistia Internacional e os seus ativistas começaram a enviar apelos em seu nome.
Mais de dois anos passados desde a detenção, a 10 de Dezembro de 2009 o Tribunal Europeu deu razão a Igor, alegando que não havia justificação legal para a prisão do ativista. Ordenou ainda que fosse de imediato libertado, como pedia a Amnistia Internacional, e que não podia ser extraditado para a Bielorrússia, onde correria risco de tortura e de outros maus tratos, podendo mesmo ser condenado à morte. No seguimento de tudo isto, a 2 de Fevereiro a Ucrânia libertou Igor Koktysh.
Já em liberdade, o prisioneiro de consciência pediu à Amnistia Internacional que enviasse um agradecimento especial a todos os ativistas que intercederam em seu nome. No seu site oficial disse ainda: “por favor aceitem as minhas mais sinceras palavras de gratidão pelo vosso apoio nesta luta por justiça. Espero que a nossa vitória fortaleça a esperança dos que estão à beira do desespero e inspire confiança no coração dos que continuam a lutar”.

Artigos Relacionados