Consultor/a base de dados CRM - Amnistia Internacional Portugal

Descrição de Funções

O/a Consultor/a base de dados CRM terá como funções a administração e manutenção do CRM (sistema de gestão de relações com os públicos – Customer Relationship Management system) da Amnistia Internacional Portugal, assim como a colaboração no processo de análise de dados de projetos e atividades da organização, tratando e fornecendo a informação necessária e adequada para a melhoria contínua do trabalho nesta área.

Para esse efeito, deverá assegurar o processamento de dados em CRM, sendo responsável pelas diversas operações que envolvam o recurso à base de dados da AI Portugal, implementando técnicas de processamento e análise de dados.

Assistirá o/a diretor/a do departamento de angariação de fundos, reportando a esta função.

Perfil e Requisitos Considerados

Áreas de formação académica preferenciais:

Informática, sistemas de gestão de base de dados, tecnologias da informação, matemática, estatística, gestão de informação, sistemas de informação, ou similares.

Competências humanas:

  • Espírito de iniciativa e pro-atividade;
  • Espírito aberto e curioso, com aptidão para resolução de problemas e trabalho em equipa;
  • Capacidade para trabalhar de forma autónoma e em equipa.
  • Competências de gestão, organização pessoal e orientação para objetivos e cumprimento de prazos;
  • Assiduidade e pontualidade;
  • Concordância e compromisso com os valores e a visão da Amnistia Internacional;
  • Capacidade de isenção ideológica e partidária no contexto e exercício das suas funções profissionais.

Competências técnicas:

  • Experiência / conhecimento na utilização de ferramentas de análise de dados e uso de CRM’s (preferencialmente em Salesforce) e desejo de aprofundar os seus conhecimentos nesta área;
  • Compreensão básica de estatística descritiva e experiência na utilização de ferramentas estatísticas para análise de conjuntos de dados (Excel, Power Bi, etc);
  • Compreensão dos fundamentos e estruturas de base de dados, em especial Bases de Dados relacionais
  • Conhecimentos básicos de linguagens de programação (conhecimentos avançados são fator preferencial), em especial Python, SQL /MySQL, PHP.
  • Familiaridade e compreensão do funcionamento e em especial das potencialidades de sistemas de inteligência artificial para CRM’s, como Einstein (Salesforce), Zia (Zoho), Hint (Sugar CRM) ou outros.
  • Conhecimentos em MS Office, particularmente em Excel;
  • Competências analíticas e capacidade de recolha, estruturação e análise de dados de acordo com parâmetros quantitativos e qualitativos requeridos previamente;
  • Bom domínio da língua inglesa;

 

Principais Responsabilidades

Garantir a manutenção da Base de Dados da AI Portugal, identificando, analisando e interpretando tendências ou padrões de dados.

Em conformidade com o trabalho e estratégia do Departamento de Angariação de Fundos, terá como principais responsabilidades:

  • Apoiar na gestão diária da Base de Dados da organização, assegurando que a mesma se encontra devidamente atualizada;
  • Elaborar relatórios de monitorização e de execução de projetos, através do CRM Salesforce.
  • Elaborar relatórios de erros e inserção/correção de dados necessários;
  • Fornecer dados organizados para análise estatística, com outputs a partir do CRM e com exportação para outros programas (e.g. CSV, Excel, entre outros);
  • Atualizar dados regularmente em ferramenta como o Salesforce e Power Bi;
  • Contribuir com sugestões de melhoria contínua dos procedimentos realizados, criando novos campos e objetivos em Salesforce, automatizando processos e tarefas regulares;
  • Gerir dados para envio aos serviços bancários e atualizar informações de retorno, mantendo a base de dados atualizada;
  • Comunicar com as entidades bancárias, monitorizar cancelamentos de débitos diretos e gerir as causas de devolução dos mesmos.
  • Manter as autorizações de consentimento atualizadas e de acordo com o regulamento geral da proteção de dados, gerindo o e-mail disponibilizado para esse efeito, dando ainda resposta ou encaminhando as solicitações recebidas no mesmo.

Numa perspetiva interdepartamental, deverá:

– Com o departamento de Comunicação e Campanhas, disponibilizar os dados pedidos sobre os vários públicos-alvo, para suporte à implementação dos projetos e ações de envolvimento público.

– Com o Departamento de Investigação e Advocacy, prestar assistência na análise estatística ao sistema de queixas.

– Com o departamento de Gestão Operacional e Financeira, tratar do envio e tratamento dos ficheiros bancários, com os donativos e quotas dos membros, apoiantes e ativistas da AI Portugal. Articular ainda os exercícios orçamentais associados às suas funções, garantindo o melhor uso dos recursos da AI – Portugal.

 

Condições:

  • Horário a tempo inteiro – 40 horas semanais.
  • Salário mensal compatível com a função, desde 1.091,06€, e adequada às funções e experiência profissional do/a candidato/a selecionado/a).
  • Subsídio de refeição (7,23€).
  • Subsídio de transporte (até 80€/mês).
  • Outros benefícios, que incluem seguro de saúde após o período experimental, subsídio de apoio à parentalidade, possibilidade de conciliação com dias de teletrabalho, bolsa de dias remunerados com dispensa por doença, dispensa de dia de aniversário, dispensa de dia de aniversário de filhos/as ou menores a cargo com menos de 18 anos de idade, entre outros dias consoante o cumprimento de objetivos e metas coletivas, conforme a política de recursos humanos da organização.
  • Computador portátil (Surface) e outro material necessário para exercício das funções.
  • Integração numa organização com uma política de recursos humanos com forte aposta no desenvolvimento pessoal e profissional.
  • [Todos os benefícios previstos no código do trabalho português].

Localização: Sede da Amnistia Internacional Portugal, na Rua dos Remolares, em Lisboa, Possibilidade de trabalho remoto.

Duração: 1 ano, com possibilidade de renovação.

A médio prazo, possibilidade de crescimento e evolução dentro da Amnistia Internacional – Portugal consoante objetivos de aprendizagem e formação internar atingidos e crescimento de responsabilidades assumidas e cumpridas.

 

Como candidatar-se:

Envio de Curriculum Vitae acompanhado do Formulário de candidatura  devidamente preenchido para candidaturas@amnistia.pt até às 23h59 (hora de Lisboa) do dia 09/05/2021.

Candidaturas que não cumpram com o envio deste formulário e do CV, não serão consideradas.

Todos os/as candidatos/as serão informados sobre os resultados de pré-seleção.
Os/as candidatos/as selecionados/as para a fase seguinte serão informados sobre os procedimentos seguintes e data para entrevista.

Início das funções: data a definir

 


A Amnistia Internacional Portugal é uma organização não governamental onde as pessoas são selecionadas com base no mérito e nas suas capacidades, e comprometida com os princípios fundamentais da igualdade e da diversidade.

DECLARAÇÃO DE IGUALDADE
A igualdade e a diversidade estão no âmago dos valores da Amnistia Internacional e espera-se que os funcionários/as trabalhem coletiva e individualmente para promover uma abordagem construtiva e sensível para pessoas de diferentes origens e backgrounds, onde o trabalho de todas as pessoas é valorizado e respeitado.

 

CONFLITO DE INTERESSES
Atividade pública ou de outra natureza, filiação ou apoio a qualquer grupo ou organização, associação pessoal ou outro fator que possa gerar um conflito de interesse real ou percebido para com os princípios da Amnistia Internacional, ou suscitar preocupações de segurança, que possa não permitir ao/à candidato/a o desempenho das principais funções do cargo específico, deve ser comunicada pelo/a candidato/a à Amnistia Internacional – Portugal.

Recursos