Diários de Angola
QUANDO AS MULHERES SE ERGUEM

30/10/2019

São já longos os dias de estrada. Estamos a chegar a uma das últimas comunidades a visitar. Em Tchiahepepe encontrámos uma pequena capela que serve de auditório multiusos a todas as atividades e encontros da comunidade. São várias as dinâmicas aqui, quer dos pastores, quer dos jovens, quer das mulheres que assumem papel preponderante de liderança em muitos aspetos da vida comunitária.

Foi nesta comunidade que encontrámos o Padre Jacinto Pio Wacassunga, um dos profetas de Angola, que tem levado a questão dos direitos humanos além-fronteiras. Quando vimos aquele homem, de aspeto humilde e sorridente, que vive numa casa como as restantes da comunidade que acompanha, ganhou ainda mais força a convicção que já tínhamos pelo que já conhecíamos dele. Conheci-o brevemente num encontro em 2017 em que pedi para reunir connosco na Amnistia Internacional em Portugal. Tinha ido lá para conferências de direitos humanos. Mais recentemente, há cerca de duas semanas atrás, tinha estado na Alemanha, onde deu várias conferências sobre direitos humanos em Angola. Premiado também pelo ocidente, não deixa, no entanto, de estar e viver ao lado destas pessoas e comunidades de que já faz parte.

A liderança aqui faz-se no feminino. Uma liderança corajosa.

Foi nesta região que uma das fazendas tentou ocupar uma das principais fontes da comunidade. Ninguém afrontava os fazendeiros, tal era a sua força. E foram as mulheres que se organizaram e ergueram contra eles.

Contou-nos uma delas como se uniram e ocuparam a fonte, dias consecutivos em que estava sempre lá alguém, e como se insurgiram seriamente contra a ocupação.

Com emoção comovida, conta-nos que as mulheres percebem a importância da água como ninguém. São elas que cuidam diariamente da higiene dos filhos, de cozinhar para a família, de lhes dar de beber e cuidar da higiene, de todos os cuidados diários, enquanto os homens estão longe na pastorícia de transumância.

Não foi noticiado este protesto. Não ouvimos falar dele. No entanto, os objetivos foram atingidos. A fonte não foi ocupada, nem a água desviada, e acabou por ser feito inclusivamente um furo e instalado um depósito de água junto à comunidade para que não faltasse a água de uma torneira que hoje serve todas as pessoas.

Mulheres coragem.

Pedro