27 Abril 2022  - 28 Abril 2022

Neste momento, na Rússia, já foram detidas milhares de pessoas, simplesmente por manifestarem a sua opinião de forma pacífica contra a invasão militar da Ucrânia, e o jornalismo independente e a sociedade civil na Rússia encontram-se em grave perigo. É por isso que a solidariedade global é mais importante do que nunca.

Queremos que as autoridades russas respeitem as suas obrigações de direitos humanos: que protejam, respeitem e garantam os direitos à liberdade de expressão, manifestação pacífica e associação na Rússia, e que ponham um ponto final à agressão contra a Ucrânia e protejam todos os civis.

EM DEFESA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO NA RÚSSIA E DA PAZ NA UCRÂNIA

No dia 28 de abril, estivemos em frente à Embaixada da Federação da Rússia para garantir que as autoridades russas ouvem e veem a mensagem destas pessoas que não se podem manifestar livremente, mas que são apoiadas por milhões em todo o mundo.

Recriámos o poderoso ato performativo do artista russo, cuja identidade permanece desconhecida, e que teve originalmente lugar em Moscovo, em frente ao Kremlin. De braços atados, cabeça coberta e deitado no chão, invocámos a sua coragem e a inenarrável brutalidade que aconteceu em Bucha.

Liberdade na Rússia.
Paz na Ucrânia.

Partilhe o seu gesto simbólico nas redes sociais e marque a @amnistiapt.

Assine a Petição

Ver Ação