Aqui encontrará resposta para algumas das questões mais habituais sobre angariação de fundos.

Quer já fazer um donativo?

fazer donativo

Porquê escolher a Amnistia Internacional para dar o meu donativo?

mostrar

  • A Amnistia Internacional (AI) foi criada em 1961, contando já com 55 anos de trabalho importante na defesa e promoção dos direitos humanos em todo o mundo;
  • O primeiro caso que a organização defendeu e que acabou por fundar o que é hoje a Amnistia Internacional foi a situação de dois estudantes portugueses condenados a 7 anos de prisão por fazerem um brinde à liberdade;
  • Fazemos um trabalho de investigação e divulgação mundialmente reconhecido e respeitado e somos referência no que toca a problemáticas de direitos humanos. É comum sermos mencionados nos meios de comunicação social e conferências e regularmente somos usados como fonte para educação para os direitos humanos nas escolas. Foi-nos atribuído o Prémio Nobel da Paz em 1971
  • Somos completamente independentes de governos, de empresas ou de ideologias política ou religiosa. O nosso trabalho é imparcial, objetivo e focado exclusivamente em melhorar os direitos humanos no mundo;
  • Temos presença em mais de 150 países e territórios e contamos com um movimento de solidariedade internacional de 7 milhões de pessoas

Porque é que a Amnistia Internacional precisa dos meus donativos?

mostrar

A Amnistia Internacional (AI) só existe por causa do seu apoio. Não aceitamos fundos de governos ou outras entidades políticas para as campanhas que realizamos contra violações de direitos humanos. Esta independência financeira permite-nos, de forma objetiva, apontar o dedo situações de abusos dos direitos humanos, ou elogiar o seu cumprimento, mantendo sempre a imparcialidade e credibilidade. Vamos continuar a contar com a contribuição de pessoas como você para lutar pela justiça, liberdade de expressão e outros direitos fundamentais.

A AI envia equipas de investigação ao terreno – se possível nas primeiras 48 horas – para zonas de conflito armado, desastres naturais ou em casos de pessoas em risco e vulneráveis. Estes investigadores averiguam os factos, recolhem provas, anotam nomes, casos e histórias e elaboram relatórios para dar a conhecer a realidade de forma fidedigna através da publicação e divulgação em massa destas mesmas situações.

O seu donativo ajuda-nos a chegar aos locais mais perigosos do mundo, a expor a verdade e a pressionar indivíduos e governos para o cumprimento dos direitos humanos. Quando o mundo precisa de saber, o seu apoio ajuda-nos a chegar lá.

Onde é utilizado o meu donativo?

mostrar

Com o seu apoio chegamos, em qualquer parte do mundo, a pessoas que estão condenadas à morte, a ser perseguidas, ameaçadas ou injustamente detidas e lançamos apelos urgentes para que sejam salvas, agora.
Com a sua ajuda temos investigadores em missão ao terreno. Vamos onde estão a acontecer as mais graves violações de direitos humanos, recolhemos provas, denunciamos e exigimos que a mudança aconteça. Entre as inúmeras atividades que levamos a cabo, nós:

  • enviamos especialistas para falarem com as vítimas;
  • assistimos a julgamentos;
  • entrevistamos oficiais locais;
  • estabelecemos contactos com ativistas de direitos humanos;
  • monitorizamos os media locais e regionais;
  • partilhamos notícias com os media;
  • divulgamos os avisos e preocupações sobre violações de direitos humanos em documentos, relatórios, folhetos, posters, newsletters, emails, etc…

Com o seu apoio criamos campanhas de longa duração que exigem aos governos mudanças efetivas, seja nas leis do país ou nas políticas que estão a ser adotadas. Pressionamos os governos para proteger os seus cidadãos através de leis robustas e que tenham em conta os direitos humanos.
Com a sua ajuda estamos em escolas de todo o país, para garantir que as gerações futuras conhecem bem os seus direitos humanos, sabem reconhecer quando estão a ser ameaçados e dominam os passos a dar para exigir que sejam respeitados.
Graças a si estamos a criar uma sociedade informada e inconformada. Damos ferramentas aos cidadãos comuns para que se transformem em ativistas e garantam eles próprios que os direitos humanos são iguais para todos.

Como é que eu posso fazer donativos?

mostrar

Existem várias formas de apoiar a Amnistia Internacional, como por exemplo:

Torne-se apoiante da Amnistia Internacional

Torne-se apoiante e através de um donativo mensal contribua para a estabilidade e sustentabilidade da organização. Ao sabermos com o que podemos contar todos os meses podemos planear melhor o nosso trabalho. Isto significa mais impacto na vida de pessoas ajudadas por todo mundo mas também um respeito acrescido pelos donativos dos nossos apoiantes que é canalizado de forma mais coerente e ponderada.

Faça um donativo pontual

A melhor forma de fazer um donativo é utilizando o formulário no nosso site.

fazer donativo

Também pode realizar o seu donativo através de transferência bancária para o IBAN:  PT50 0036 0103 99100000985 88. Não se esqueça de enviar o seu comprovativo de donativo, o nome completo, contacto e número de contribuinte (NIF) para o aiportugal@amnistia.pt. Só desta forma podemos emitir o seu recibo de donativo para posterior dedução fiscal.

Deixe a sua herança à Amnistia Internacional

Contemple a Amnistia Internacional na sua herança e mostre o seu compromisso pela defesa e prevenção dos direitos humanos no mundo. Veja aqui como pode contemplar a Amnistia Internacional na sua herança:

contemplar a Amnistia Internacional na minha herança

Os meus donativos são dedutíveis em sede de IRS?

mostrar

Sim, todos os seus donativos são dedutíveis em sede de IRS. Sendo a AI uma instituição de Utilidade Pública, encontra-se abrangida pelo Estatuto de Benefícios Fiscais (Art.º 56-C, alínea b) do n.º do Art.º 56-D e Art.º 56-E do Decreto-Lei 215/89 de 21 de Junho, aditado pela Lei 53-A/2006 de 29 de Dezembro) A Amnistia enviará uma declaração de donativos sempre no início do próximo ano lectivo e para deduzir o valor dos seus donativos em sede de IRS, basta preencher o Quadro 6 do Anexo H do seu impresso de IRS (código 613).

Qual é a Política Global de Angariação de Fundos da Amnistia Internacional?

mostrar

brevemente

Respondemos à sua questão?

fazer donativo

Se não conseguirmos aqui responder à sua questão, contacte-nos pelo email info@amnistia.pt