8 Março 2007

Neste 98º ano do Dia Internacional da Mulher, a Amnistia Internacional Portugal divulga o seu plano de acção para 2007 como contributo para Acabar com a Violência Sobre as Mulheres.
 

Efectivamente este plano é um marco a nível da AI Portugal, por ser o primeiro trabalho de fundo feito no próprio país. 

Em Outubro de 2006 foi lançado o Relatório “Mulheres (In)Visíveis” onde foi feita uma investigação realizada sobre a problemática da violência sobre as  mulheres em Portugal. Deste relatório saiu um programa de 12 pontos para a prevenção deste flagelo que não escolhe idades, classes sociais nem etnias e que vitima milhões de mulheres em todo o mundo.

Em Novembro e aproveitando as sinergias criadas pelo lançamento do relatório realizou-se um Workshop sobre a Violência Contra as Mulheres, que reuniu especialistas de várias áreas de onde saíram as linhas de acção que resultaram neste plano agora divulgado. 

Em Portugal, de acordo com estatísticas oficiais, governamentais e não governamentais, 5 mulheres morrem por mês, colocando o nosso país acima da média mundial que é de três mortes por mês.

Tendo em conta a dimensão da AI Portugal, este plano é ambicioso por envolver também as organizações que lidam com esta realidade no terreno. A AI Portugal tentará apostar nas áreas onde tradicionalmente é mais forte, nomeadamente a Educação para os Direitos Humanos e o Lobby. 

Plano de Acção da Campanha para Acabar com a Violência sobre as Mulheres

12 Pontos para a Prevenção da Violência Contra as Mulheres

Relatório “Mulheres (In)Visíveis”

Artigos Relacionados