MARATONA DE CARTAS

ASSINE JÁ

De forma simples e rápida, é possível agir em defesa dos 4 casos que precisam de si, inserindo os seus dados uma única vez! Basta selecionar os casos que pretende apoiar e preencher o formulário.

“A Amnistia Internacional deu-me esperança de liberdade e agora sou livre. Estou com a minha família, com as minhas filhas, com a minha companheira. A minha mãe já chorou de felicidade por me ver livre. Obrigado a cada um de vós por enviarem e partilharem as vossas cartas.”

Bernardo Caal Xol

ASSINE.

ESCREVA UMA CARTA.

MUDE A VIDA DE ALGUÉM!

O QUE É A MARATONA DE CARTAS?

A Maratona de Cartas é o maior evento de direitos humanos organizado pela Amnistia Internacional em todo o mundo.

Nos últimos meses de cada ano, mobilizamos milhões de pessoas para que atuem em defesa de pessoas e comunidades que veem os seus direitos humanos violados. Após a divulgação dos casos, milhões de pessoas aceitam fazer frente à injustiça e contribuir para um mundo mais justo: assinam petições, escrevem cartas, organizam eventos, partilham informação nas redes sociais, fazem donativos e juntam-se ao nosso movimento.

A 24ª edição da Maratona de Cartas decorre em Portugal de 20 de outubro de 2025 a 31 de dezembro de 2025.

Se quiser saber mais sobre a Maratona de Cartas faça o CURSO ONLINE gratuito – O QUE É A MARATONA DE CARTAS?

COMO FUNCIONA A MARATONA DE CARTAS?

1

Com base num rigoroso trabalho de investigação, a Amnistia Internacional seleciona um conjunto de pessoas ou comunidades que se encontram em risco.

2

Em todo o mundo são recolhidas milhares de assinaturas online, são escritas mensagens de solidariedade e são feitos donativos para apoiar as pessoas ou comunidades em risco.

3

Todas as assinaturas são entregues aos responsáveis políticos e as mensagens de solidariedades são enviadas às pessoas em risco.

4

A MUDANÇA

ACONTECE

OS CASOS

SONIA DAHMANI

Tunísia

Sonia Dahmani é uma advogada que dedicou a sua vida a defender os direitos humanos. A 11 de maio de 2024, as forças de segurança tunisinas prenderam-na.
O seu crime? Denunciar assuntos como o racismo. Foi considerada culpada e condenada com base em acusações infundadas de “disseminar notícias falsas”, havendo ainda outras investigações com motivações políticas a decorrer. Enfrenta muitos anos na prisão e está detida em condições desumanas.

Assine a petição e exija a libertação imediata da Sonia.

Envie mensagens de esperança e solidariedade à Sonia. Deixe-a saber que a apoia na sua luta pelos direitos humanos na Tunísia. Pode escrever em inglês e, se quiser, fazer desenhos de cães (a Sonia tem uma cadela chamada Carla) para acompanhar a sua mensagem.

Envie uma carta ou ficheiro

Grave um vídeo

Faça um desenho

GUERREIRAS PELA AMAZÓNIA

Equador

As Guerreiras pela Amazónia (Guerreras por la Amazonía) lutam juntamente com a UDAPT e o coletivo “Eliminen los Mecheros, Enciendan la Vida” contra a devastação provocada pelas queimas de gás.
Enfrentando tentativas de intimidação violenta pelo seu ativismo, este grupo de jovens mulheres equatorianas estão na linha da frente da crise climática. Em 2021, um tribunal ordenou que as queimas de gás violam os direitos humanos e ambientais e têm de ser eliminadas. Apesar disso, continuam a existir.

Assine a petição e apele ao Equador para eliminar as queimas de gás e proteger os defensores climáticos.

Envie mensagens de apoio às jovens defensoras climáticas, dizendo-lhes que a sua luta está a inspirar pessoas a agir em todo o mundo, para proteger o planeta. Pode escrever em espanhol ou inglês e se quiser desenhar pode incluir animais que representam as guerreiras (Dennise: puma | Rosa Daniela e Wita: coelho | Kerly: gato | Dannya: capivara | Scarlett: borboleta | Evelyn e Dannya: beija-flor | Leonela: jaguar | Jamileth: vaca).

Envie uma carta ou ficheiro

Grave um vídeo

Faça um desenho

ELLINOR GUTTORM UTSI

Noruega

Ellinor é uma líder indígena Sámi que defende a prática ancestral de pastoreio de renas da sua comunidade, no norte da Noruega. Os planos para a instalação de várias centenas de turbinas eólicas nos pastos de verão ameaçam quebrar as rotas migratórias e destruir a sua cultura.
O governo norueguês tem de respeitar o direito dos Sámi a participar nos processos de tomada de decisão que possam afetar as suas terras, territórios e recursos.

Assine a petição e apele à Noruega para ouvir a Ellinor e os Sámi e para os ajudar a proteger as suas terras, modo de vida e cultura.

Escreva mensagens de solidariedade e mostre à Ellinor, à sua comunidade e a todos os pastores de renas sámi que os apoia Poderá desenhar paisagens ou renas e escrever algumas palavras em Sámi: Mii doarjut din! – Nós apoiamo-vos | Ellos duoddarat! – Deixem as montanhas viver | ČSV! – “abreviatura de mostra o espírito Sámi.

Envie uma carta ou ficheiro

Grave um vídeo

Faça um desenho

UNECEBO MBOTENI

África do sul

A 18 de abril de 2024, Unecebo Mboteni, de três anos, caiu numa latrina no seu jardim de infância, na província do Cabo Oriental, na África do Sul. Morreu no dia seguinte.
Mais de um ano depois, a sua família ainda não tem respostas sobre como esta tragédia aconteceu. O incidente ainda está a ser investigado e ninguém foi responsabilizado.
Assine a petição e exija justiça para Unecebo Mboteni e o fim das latrinas nos jardins de infância da África do Sul.

Escreva mensagens de esperança e solidariedade e mostre à família do Unecebo que está com eles na sua batalha por justiça. Pode escrever as suas mensagens em inglês.

Envie uma carta ou ficheiro

Grave um vídeo

Faça um desenho

INSCREVA A SUA ENTIDADE

Inscreva a sua escola, universidade, grupo ou associação e junte-se a nós na divulgação e promoção da Maratona de Cartas. Ao inscrever-se, recebe os materiais de divulgação da Maratona de Cartas e, caso seja uma escola, ainda se pode habilitar ao concurso de escolas da Maratona de Cartas.

JUNTE-SE A NÓS E ATUE PARA MUDAR A VIDA DE QUEM VÊ OS SEUS DIREITOS HUMANOS VIOLADOS!

A MARATONA DE CARTAS NAS ESCOLAS

Assinar as petições e promover ações de solidariedade para com as pessoas que viram os seus direitos humanos violados são os convites à ação no âmbito da Maratona de Cartas. No entanto, a Maratona de Cartas pode ter um alcance ainda maior: esta campanha é uma oportunidade única para promover a aprendizagem sobre os direitos humanos, capacitando crianças e jovens com conhecimentos, competências, atitudes e valores necessários para usufruir e exercer os seus direitos e para respeitar e defender os direitos humanos das outras pessoas.

Utilize o nosso Kit de Educação para os Direitos Humanos para, em sala de aula, através das histórias das pessoas visadas na Maratona de Cartas deste ano, explorar com os seus estudantes atividades que os ajudarão a compreender melhor os direitos humanos em causa e as violações desses mesmos direitos.

Pode ainda, com as suas turmas, organizar eventos, recolher assinaturas, escrever mensagens de solidariedade (ideal para os mais pequenos), promover debates, entre outras possibilidades. A escola que recolher o maior número de assinaturas poderá ser premiada com uma visita à sede da Amnistia Internacional.

A MARATONA DE CARTAS NOUTRAS ENTIDADES

A Maratona de Cartas decorre, maioritariamente, através do ativismo digital e, por isso, a sua promoção pode decorrer em vários locais: centros de dia, grupos de jovens, organizações não governamentais, bibliotecas ou outros espaços públicos.

Algumas ideias para promover a assinatura destes casos:
Afixar num espaço comum da sua instituição os cartazes que temos disponíveis na página de cada um dos casos, e apelar para que cada pessoa assine no momento;
Organizar uma recolha de assinaturas durante um evento;
Enviar um e-mail a todos os seus colegas para que assinem em defesa de cada um dos nossos casos;
Realizar eventos temáticos relativos a cada um dos casos, com a promoção da assinatura em defesa de cada um deles;
Promover a Maratona de Cartas e solicitar uma breve conversa ou sessão com a Amnistia Internacional.

Saiba mais sobre como pode participar no Kit Geral da Maratona de Cartas.

Vitórias

A Maratona de Cartas muda de facto vidas!

Damos aqui um exemplo das boas notícias pelas quais os milhares de assinaturas recolhidas nas últimas edições da Maratona de Cartas foram responsáveis!

MATERIAIS DA MARATONA DE CARTAS

Descarregue aqui os materiais e ajude-nos a levar a Maratona de Cartas ainda mais longe:

Kit geral da Maratona (inclui Case Cards)

Kit de Educação para os Direitos Humanos

Poster Geral

Posters dos Casos

Postais para mensagens de solidariedade

Materiais para redes sociais

Skip to content

Bem-vind@ à Amnistia Internacional Portugal!

Junta-te a nós!