O governo norueguês está a tentar introduzir megaprojetos de energia eólica que ameaçam as terras e o modo de vida das comunidades Sámi criadoras de renas. Ellinor Guttorm Utsi está a lutar para garantir que as vozes dos Sámi sejam ouvidas e os seus direitos respeitados, mas o tempo está a esgotar-se. Assine a petição e ajude Ellinor a proteger as suas terras e o seu modo de vida.
Qual é o problema?
Ellinor Guttorm Utsi é uma mulher indígena Sámi e uma líder apaixonada que luta para proteger o modo de vida tradicional de criação de renas da sua comunidade no norte da Noruega. Como porta-voz, ela fala em nome da sua família e do seu povo, que há gerações segue rotas migratórias sazonais pelo Ártico. Eles dependem das pastagens de verão em Čorgaš, terras que agora estão sob ameaça.
Em 2023, foi proposta a instalação de várias centenas de turbinas eólicas em todo o território Sámi, com muitas delas planeadas para serem instaladas diretamente nas pastagens de verão das renas. Estes enormes projetos implicariam a instação de centenas de turbinas, estradas e linhas elétricas que fragmentariam a terra, perturbariam a migração das renas e destruiriam um modo de vida profundamente ligado à natureza.
Apesar da forte oposição de grupos Sámi e organizações ambientais, as autoridades norueguesas estão a apressar as aprovações destes projetos. Ellinor trabalha incansavelmente para garantir que as vozes dos Sámi são ouvidas e os seus direitos respeitados, mas o tempo está a esgotar-se.
O que pode fazer para ajudar?
Assine a petição e exorte a Noruega a ouvir Ellinor e o povo Sámi, e a ajude-os a proteger as suas terras, meios de subsistência e cultura.
Texto da carta a enviar
Caro Primeiro-Ministro,
Ellinor Guttorm Utsi é uma líder indígena Sámi que trabalha incansavelmente para proteger o modo de vida tradicional da sua comunidade, baseado na criação de renas, no norte da Noruega. Em 2023, várias centenas de turbinas eólicas foram inesperadamente propostas para serem instaladas diretamente nas suas pastagens de verão em Čorgaš, ameaçando danificar as pastagens, interromper as rotas migratórias e destruir a sua cultura. Apesar da forte oposição, as autoridades estão a acelerar os processos de aprovação.
Exorto-o a proteger os direitos das comunidades Sámi criadoras de renas, garantindo que os projetos de energia eólica que ameaçam as suas terras e modo de vida não avancem sem o consentimento livre, prévio e informado do povo Sámi afetado.
Com os melhores cumprimentos,
Letter to target
Dear Prime Minister
Ellinor Guttorm Utsi is a Sámi Indigenous leader working tirelessly to protect her community’s ancient reindeer-herding way of life in northern Norway. In 2023, several hundred wind turbines were suddenly proposed directly on their summer grazing lands in Čorgaš, threatening to damage grazing land, break migration routes and destroy their culture. Despite fierce opposition, the authorities are rushing approvals.
I urge you to protect the rights of the Sámi reindeer-herding communities by ensuring that industrial wind-power projects that threaten their lands and way of life do not proceed without the free, prior and informed consent of the affected Sámi people.
Yours sincerely