16 Fevereiro 2009

Gao Zhishengé um advogado, defensor dos Direitos Humanos que viu a sua licença para praticar advocacia suspensa, em Novembro de 2005, após ter escrito uma série de 3 cartas para o Presidente Hu Jintao e para o Primeiro-ministro Wen Jiabao pedindo-lhes para fazer parar a tortura e os maus-tratos dos adeptos do movimento espiritual Falun Gong detidos e a perseguição aos cristãos de Igrejas não reconhecidas pelo Estado Chinês e aos activistas dos Direitos Humanos.
Em Fevereiro de 2006 organizou greves da fome para chamar a atenção para a perseguição dos que protestavam pacificamente exigindo respeito pelos direitos humanos.

Em 22 de Agosto de 2006 foi detido, foi julgado à porta fechada sob a acusação de “incitamento à subversão e condenado a 3 anos de prisão em 22 de Dezembro de 2006. A pena ficou suspensa por 5 anos.

Desde então tem alternado períodos de prisão domiciliária, com períodos de detenção em situação de incomunicabilidade, durante os quais foi torturado. A sua família também tem estado sob apertada vigilância, em situação de reféns e tem recebido várias ameaças, incluindo quanto ao futuro dos filhos.

 Em 19 de Janeiro de 2009 foi levado da sua casa em Pequim, sabendo-se que foi levado para a sua província natal de Shaanxi e aí detido, não se sabendo em que situação se encontra. A sua detenção resulta das suas actividades pacíficas em defesa dos Direitos Humanos.

 Atendendo aos antecedentes, a Amnistia Internacional teme que neste momento esteja a ser barbaramente torturado. Por isso é urgente exigir das autoridades chinesas que o libertem e que enquanto o não fizerem garantam que não seja torturado, que tenha acesso à família e a um advogado da sua escolha.

Participe

Envie o apelo ao Director Provincial do Departamento de Segurança Publica de Shaanxi. Envie também o apelo para o embaixador da China em Portugal.
 

Correio Email
Director of the
Shaanxi Provincial Department of Public Security
WANG Rui Tingzhang
Shaanxisheng Gong’anting
Xinchengdayuan Donglou
Xi’anshi 710006, Shaanxisheng,
People’s Republic of China
República Popular da China
  [email protected]

 

Artigos Relacionados