Os Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Administração Interna anunciaram hoje que irão acolher dois cidadãos sírios detidos na prisão norte-americana de Guantánamo. Recorde-se que Portugal foi o primeiro país europeu a anunciar a sua disponibilidade para acolher detidos da prisão norte-americana, a 10 de Dezembro de 2008. A Amnistia Internacional Portugal congratula-se com a decisão do Governo, embora ignore os critérios utilizados.
Recorde-se que, recentemente, oito detidos expressaram vontade de refazerem as suas vidas em Portugal, quatro deles de origem Síria e quatro naturais da Líbia. A Amnistia Internacional Portugal desconhece se os nomes seleccionados pelo Governo incluem algum destes oito que expressaram vontade de vir para Portugal.
A Amnistia Internacional Portugal aguarda agora, com expectativa, desenvolvimentos sobre a situação de novos acolhimentos. Entretanto, a França já realojou um prisioneiro de Guantánamo e alguns países anunciaram também o número efectivo de detidos que vão acolher.