5ª EDIÇÃO - JÁ NAS BANCAS

Protege a Liberdade

Já está nas bancas a 5ª edição da revista Humanista, que se debruça sobre a liberdade de expressão e manifestação, num período emblemático para Portugal, que comemora os 50 anos do 25 de Abril. A Amnistia Internacional – Portugal apresenta os primeiros resultados de uma investigação e de um inquérito sobre a liberdade de manifestação, este último feito em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, numa edição que conta com uma ilustrações de Hugo Van Der Ding, os testemunhos de Sérgio Godinho, Miguel Esteves Cardoso, Ai Weiwei, Maria Teresa Horta, Simone de Oliveira e Edson Athayde, e um portefólio do fotógrafo Marques Valentim, dedicado ao 25 de Abril.
Pode ler tudo sobre a liberdade de expressão e manifestação na 5ª edição da revista Humanista, já disponível numa banca perto de si.

CONTEÚDOS

Em entrevista à Humanista, o artista chinês aborda a sua contribuição sobre a atualidade da guerra depois de um comentário na rede social X, na qual deu uma opinião sobre o conflito entre Israel e o Hamas. A resposta da Galeria Lisson, em Londres, foi o imediato cancelamento da exposição que estava marcada para abrir poucos dias depois, sendo essa posição seguida por outras três, em Nova Iorque, Paris e Berlim. É no rescaldo destes cancelamentos que aconteceu a entrevista ao artista chinês, na qual expõe a sua visão sobre a liberdade de expressão no mundo.
O ocidente posiciona-se consistentemente num pedestal moral mais elevado
Foto: Ai Weiwei Studio
A liberdade como bandeira
Em meio século, no país dos brandos costumes de Salazar ergueu-se uma democracia. Das greves, protestos, ocupações e assembleias dos primeiros anos da revolução, o direito à reunião e à manifestação foi conquistando, ao longo do tempo, ruas e praças, fábricas, campos, transportes e escolas para, nos últimos anos, adquirir novas formas – umas mais consensuais do que outras – em nome da liberdade de consciência e de expressão. É sobre os desafios atuais deste exercício coletivo que a Amnistia Internacional – Portugal, no âmbito da campanha global “Protege a Liberdade” convida à reflexão, apresentando os primeiros resultados de uma investigação e de um inquérito, este último feito em parceria com a Universidade Católica Portuguesa.
Reportagem sobre a editora Afrontamento e a Livraria Barata, que desafiavam o regime da ditadura. Ambas contornavam o sistema de proibição e censura. Com um testemunho impressionante da escritora Maria Teresa Horta, perseguida pela PIDE. Todos contam a sua parte da mesma história. Nunca se vergaram, nunca se encolheram. Nem ela, nem eles.
“Os livros e as palavras enfureciam o regime”
Foto: Maria João Gala
A revolução da coragem na Liberdade de expressão
Seis mulheres com posicionamento público na Academia, na Ciência, na Política, no Jornalismo e nas Artes, refletem sobre o estado da liberdade de expressão - no geral e no feminino.
Não é um fotógrafo de Abril, mas fixou o capitão mais icónico da Revolução numa imagem trazida à luz do dia perto dos 50 anos da liberdade em Portugal. Com todo um espólio ainda por tratar e catalogar, Marques Valentim dedicou-se de “alma e coração” ao jornalismo, inspirado em criança pelos livros do Tintim e por um estereoscópio oferecido pelo pai. Uma reportagem e um portefólio do autor.
O fotógrafo que fixou um ícone antes de o ser
Foto: Mário Cruz
A longa marcha para a liberdade no trabalho
Foto: Nuno André Ferreira
No Portugal profundo há memórias vincadas da luta dos trabalhadores. Uma das portas que Abril abriu foi o sindicalismo, mas muitos tentam agora fechá-la. Que legado ficou do direito à greve e do chão de fábrica? Da Marinha Grande a Castanheira de Pêra, retalhos da vida de quem deu tudo pelos direitos.
Descrição: Qual é o espaço da liberdade de expressão nas redes sociais? A polarização o ódio, e os desafios do exercício da liberdade de expressão nos meios digitais.
À procura do algoritmo da liberdade de expressão
Ilustração: Flicknelson
Crónicas
Numa altura em que se comemoram os 50 anos do 25 de abril, não perca as crónicas de Sérgio Godinho, Miguel Esteves Cardoso, Luís Pedro Nunes e Édson Athayde, com as suas perspetivas sobre a liberdade de expressão.
Uma revista trimestral sobre pessoas e Direitos Humanos, que difunde conteúdos jornalísticos de profundidade sobre direitos humanos através da arte, da literatura, da ilustração, da fotografia, do ensaio literário, da opinião, do direito e do jornalismo. Conta com a garantia de informação credível e rigorosa, com a coragem de dizer, mostrar, problematizar e propor as soluções para os direitos humanos e para o que tem de ser feito para que o mundo cumpra a visão dos direitos humanos para todas as pessoas.
EDIÇÕES ANTERIORES
Encomende a edição da Humanista que desejar
Embarque numa viagem pela Declaração Universal dos Direitos Humanos através de reportagens, crónicas, ilustrações, opinião e portfólio fotográfico.
Se pretende adquirir um exemplar da revista Humanista - 7,50€+1,20€ (portes de envio) -, indique as edições que pretende, preenchendo o formulário, e receberá os dados para pagamento.
1ª EDIÇÃO
3ª EDIÇÃO