8 Março 2007

A Amnistia Internacional pediu a libertação imediata e incondicional de 30 mulheres activistas que foram presas, no passado Domingo, dia 4 de Março, na consequência de uma manifestação pacífica em Teerão.

A organização acredita que estas detenções têm como objectivo impedir as activistas de organizarem eventos marcantes no dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.

As activistas foram presas no exterior do Tribunal de Teerão, quando se manifestavam contra o julgamento de 5 mulheres que, no dia 12 de Junho de 2006, foram detidas e acusadas de “propaganda contra o sistema” e de “participação numa manifestação ilegal” quando exigiam igualdade de direitos para as mulheres.

“Em vez de deter manifestantes, as autoridades iranianas deveriam considerar seriamente estas exigências para a igualdade perante a lei e combater a discriminação contra as mulheres” disse a Secretária Geral da Amnistia Internacional, Irene Khan. Acrescentando,
“Tememos que estas mulheres fiquem detidas até dia 8 de Março, quando planeavam uma campanha para a igualdade das mulheres, internacionalmente reconhecida.”

Últimas notícias!

Continuam detidas 3 das 33 iranianas que foram detidas no dia 4 de Março.

A Amnistia Internacional considera estas mulheres, prisioneiras de consciência, detidas por exercer pacificamente o seu direito de liberdade de expressão e associação. Continuamos a pedir pela sua libertação imediato e incondicional, todas as acusações relacionadas com este caso devem ser anuladas.

Outras protestos^

No dia 8 de Março, várias pessoas ficaram feridas quando a polícia iraniana entrou em conflito com as activistas que se reuniam frente ao Parlamento, para assinalar o Dia Internacional da Mulher.

e acordo com relatos, a multidão – constituida por mulheres e estudantes – foi dispersada violentamente pela polícia. Sabe-se que cerca de 3.000 professoras participaram, no mesmo dia, numa manifestação em Teerão, protestando pelos baixos salários, falta de condições de trabalho e a indiferença das autoridades. Foi a terceira vez, nos últimos dias, que as professoras protestaram. Consequentemente, foram detidos 20 elementos do movimento cujo paradeiro continua desconhecido.

No dia 13 de Março, realizou-se uma reunião entre representantes dos professores e membros do Parlamento iraniano com a presença de agentes de segurança, o qual não se chegou a consenso após os professores terem anunciado que teria lugar, no dia seguinte, uma manifestação em frente ao Parlamento. Dezenas de professores continuam detidos embora muitos tenham sido libertados de imediato. Segundo alguns relatos, alguns destes detidos foram notificados para comparecer no tribunal no dia 19 de Março.