15 Dezembro 2009

Organizações de defesa dos Direitos Humanos preocupadas com o destino dos reclusos que continuam detidos sem enfrentarem qualquer acusação

Tom Parker, Director para a política de terrorismo e Direitos Humanos da Amnistia Internacional nos Estados Unidos da América, fez a seguinte declaração em resposta à decisão da administração de Obama, em deslocar alguns detidos no estabelecimento prisional norte-americano na Baía de Guantánamo, em Cuba, para o centro correccional Thomsom, no Illinois:

“Os detidos que têm a sua transferência agendada para Thomsom não foram acusados de qualquer crime. Durante sete anos, o Governo norte-americano, incluindo a CIA e o FBI, não produziram qualquer prova contra os indivíduos que possa ser levada a tribunal.

“A única coisa que o Presidente Obama faz com este anúncio foi alterar o código postal de Guantánamo.”

“Um princípio fundamental do Estado de Direito é a impossibilidade dos cidadãos serem mantidos sob custódia sem enfrentarem acusação ou julgamento. Os fundadores do país tinham conhecimento dessa necessidade, uma grande geração lutou por essa realidade, o candidato Obama fez campanha por esse princípio e o Presidente precisa de recordá-lo.”

A Amnistia Internacional é uma organização constituída por activistas, galardoada com o Prémio Nobel da Paz, com mais de 2.2 milhões de apoiantes, activistas e voluntários em todo o mundo e faz campanha em mais de 150 países, defendendo os Direitos Humanos em todo o mundo. A organização investiga e expõe abusos, educa e mobiliza a sociedade e trabalha para proteger as pessoas onde a justiça, a liberdade, a verdade e a dignidade são negadas.