17 Julho 2008

Na passada terça-feira, Os Direitos das Mulheres e a Universalidade dos Direitos Humanos foram evocados numa tertúlia, organizada pela Agência para a Vida Local da Câmara Municipal de Valongo, que contou com a presença de Almeida dos Santos, activista e ex-presidente da AI Portugal.

Os mecanismos legais citados durante a tertúlia, entre os quais a Declaração Universal dos Direitos Humanos, criada há 60 anos, a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e a Declaração para a Eliminação da Violência sobre as Mulheres, comprovaram que existem hoje várias disposições legais que salvaguardam os direitos deste género humano.
 

 

Neste sentido, cabe aos cidadãos o dever da não indiferença, denunciando situações de violência sobre as mulheres e combatendo este tipo de práticas. Como disse Irene Khan, Secretária-Geral da Amnistia Internacional, pior do que a violência contra as mulheres é “que o mundo fique em silêncio enquanto tais atrocidades continuam”.

Um apelo à participação que a Amnistia Internacional Portugal tem vindo a evidenciar no âmbito da sua campanha “Acabar com a Violência sobre as Mulheres”.

Informamos que até ao próximo Domingo, dia 20 de Julho, é ainda possível ver, no Fórum Cultural de Ermesinde, a exposição “26 Rostos da Determinação”, da AI Portugal, que traça a biografia de diversas mulheres activistas.

Para mais informações sobre esta tertúlia, ver notícia da Câmara Municipal de Valongo.

 

Tertúlia apela ao fim da violência contra as mulheres

Artigos Relacionados

Skip to content

Bem-vind@ à Amnistia Internacional Portugal!

Junta-te a nós!