12 de dezembro de 2023

MATIULLAH WESA
ATIVISTA PELA EDUCAÇÃO DAS AFEGÃS

foi LIbertado!

Hoje, trazemos-lhe BOAS NOTÍCIAS!

Matiullah Wesa foi libertado após quase sete meses na prisão, após ser detido arbitrariamente, pelas autoridades Talibãs, por advogar pelo direito à educação das meninas afegãs.

Matiulla fundou e lidera o PenPath, um coletivo de 3.000 voluntários que levam às províncias e distritos mais remotos do Afeganistão, uma campanha pelo direito à educação, especialmente a importância da educação das meninas para a sua autonomia e subsistência.

Obrigada por agir connosco!

O QUE ACONTECEU A MATIULLAH WESA?

Matiullah Wesa foi detido arbitrariamente pela Direção Geral de Inteligência (DGI) do Talibã em 27 de março de 2023, enquanto voltava da oração da noite na mesquita. A sua detenção foi uma clara violação à liberdade de expressão e de reunião pacífica ao abrigo do direito internacional.

No dia seguinte, a DGI invadiu sua casa e confiscou seu telemóvel e computador. Em 29 de março, o porta-voz do Talibã confirmou a sua prisão, acusando-o de atividades ilegais.

Não lhe foi permitido contactar um advogado para contestar a legitimidade de sua detenção e foi privado de cuidados de saúde e da sua medicação.

Desde a prisão de Matiullah, àsua família foi permitida apenas visitas esporádicas e breves.

O QUE FIZEMOS?

De abril até o final de outubro, deste ano, fizemos campanhas extensivas pela libertação de Matiullah Wesa :

  • Pressão à comunidade internacional e decisores políticos;

  • Envio de cartas individuais e em grupo para a Direção Geral de Inteligência do Talibã;

  • Campanha digital, em plataformas de social media, para questionar a prisão ilegal do Talibã, a falta de devido processo em seu caso e a contínua violação do direito de liberdade.

Ao longo desse período, um membro de sua família, atualmente residente fora do Afeganistão, forneceu atualizações regulares sobre as visitas da família à prisão de Wesa e destacou a necessidade de ações sustentadas para sua libertação.

É uma vitória crucial para a luta contra a repressão e crimes de género que o regime talibã está a travar com as meninas afegãs.

A Amnistia Internacional tem como missão expor violações e abusos de Direitos Humanos, fazer recomendações e propor soluções. Sempre que alguém, em qualquer parte do mundo, for vítima de um qualquer abuso de direitos humanos, nós vamos agir.

Trabalhamos diariamente para que todas as pessoas, quem quer que sejam, onde quer que estejam, possam usufruir em pleno dos direitos humanos. E assim, juntos, construímos um mundo melhor para toda a humanidade.

O SEU APOIO VAI FAZER A DIFERENÇA NA VIDA DE MUITAS PESSOAS, ATIVISTAS E DEFENSORES DE DIREITOS HUMANOS EM TODO O MUNDO.

Política de Privacidade e Cookies

Amnistia Internacional Portugal Rua dos Remolares, n.º 7 – 2º 1200-370 Lisboa
+351 213 861 664 | +351 213 861 652 | [email protected]