24 Janeiro 2007

Vitória na Assembleia Geral das Nações Unidas

Depois de três anos de trabalho intenso a Campanha Controlar as Armas obteve uma grande vitória a 26 de Outubro de 2006, quando 139 Governos votaram a favor da Resolução da ONU para o começo dos trabalhos sobre um Tratado Internacional de Comércio de Armas (ATT). A nova resolução determina que a ONU crie um Grupo de Peritos Governamentais que estabeleça as bases de “um instrumento legal que defina padrões comuns internacionais para a importação, exportação e transferência de armas convencionais”  – um Tratado Internacional de Comércio de Armas.

Graças à pressão dos activistas cujas acções decorreram até ao último momento da votação um pouco por todo o mundo, o texto do Tratado não só passou a incluir referências directas aos Direitos Humanos e à Lei Humanitária Internacional, como foi aprovado por 139 países e 116 países acordaram em patrocinar esta resolução. Este tratado terá um impacto real no comércio de armas, e contribuirá definitivamente para que as armas não acabem nas mãos de violadores dos direitos humanos e continuem a fomentar os conflitos e a pobreza.

Apesar deste ser apenas o primeiro passo de um longo caminho de trabalho e campanha para o Tratado efectivo, não deixamos passar a oportunidade de celebrar e agradecer a todos os que colaboraram e participaram nas nossas acções.