O TikTok apresenta-se como uma plataforma online que promove a criatividade e o espírito comunitário, mas pode ser um espaço tóxico e viciante para crianças e jovens, o que pode afetar sua autoimagem, saúde mental, bem-estar e colocá-los em risco de serem expostos a conteúdos que podem desencadear depressão e automutilação. Assine a petição para tornar o TikTok mais seguro para crianças e jovens.
Qual é o problema?
Os utilizadores mais jovens dizem que sentem que o TikTok é tóxico e viciante. Isto significa que correm o risco de cair em padrões viciantes ao utilizar a plataforma e ao ver conteúdos prejudiciais no feed «Para si». As crianças e os jovens que veem conteúdos relacionados com a saúde mental no feed do TikTok também podem ser levados a ver mais vídeos promovidos no seu feed que discutem, romantizam e encorajam pensamentos depressivos, automutilação e suicídio.
Numa investigação publicada em novembro de 2023, que utilizou contas para simular adolescentes de 13 anos online, a Amnistia Internacional descobriu que, 20 minutos após criar uma nova conta e sinalizar interesse em saúde mental, mais de metade dos vídeos no feed «Para si» do TikTok estavam relacionados com problemas de saúde mental. Vários desses vídeos recomendados numa única hora romantizavam, normalizavam ou encorajavam o suicídio.
A forma invasiva do TikTok ganhar dinheiro faz com que a plataforma rastreie tudo o que os utilizadores fazem na plataforma para recolher informações sobre eles. Com essas informações, o TikTok tenta prever os seus interesses, estado emocional e bem-estar.
O TikTok criou a sua plataforma para ser viciante por design. A plataforma faz previsões para mostrar conteúdo mais «personalizado» no feed «Para ti», para que os utilizadores continuem a fazer “scroll” no ecrã de forma viciante, mesmo que o conteúdo seja prejudicial, e para que o TikTok possa direcionar anúncios para utilizadores específicos e ganhar dinheiro. Este modelo de negócio ameaça os direitos à privacidade, saúde e liberdade de pensamento.
O TikTok está a tomar medidas para respeitar os direitos dos utilizadores mais jovens na Europa, não permitindo que sejam alvo de anúncios personalizados/com base no comportamento, mas ainda permite isso no resto do mundo, onde os direitos dos utilizadores mais jovens parecem ser menos valorizados.
Mas o TikTok pode fazer melhor, tornando esta proibição global e deixando de hiperpersonalizar[1] o feed«Para si» por predefinição, permitindo, em vez disso, que os utilizadores escolham com base no seu consentimento informado – com linguagem adequada para crianças – se pretendem um feed personalizado nas suas definições. Quando os utilizadores optam pela personalização, o TikTok deve pedir-lhes que comuniquem ativamente o conteúdo que pretendem ver no seu feed «Para si», em vez de conceber o feedatravés da recolha em massa de dados sobre a atividade online dos utilizadores.
Além disso, para os utilizadores que optam pela personalização, o TikTok deve introduzir mais proteções para impedir que utilizadores em risco caiam em padrões de uso viciante e em espirais de conteúdo prejudicial — e, quando estas proteções forem introduzidas – por exemplo, a criação delimites de tempo diários para menores -, o TikTok deve garantir que estas são realmente eficazes e limitem o risco de danos.
O que pode fazer para ajudar?
Assine a petição e diga ao TikTok para proibir toda a publicidade direcionada a utilizadores mais jovens em todo o mundo e para parar de hiperpersonalizar o feed «Para si» por predefinição.
[1] Hiperpersonalização é o uso de dados e tecnologias como por exemplo Inteligência Artificial para criar experiências altamente personalizadas e sob medida para cada utilizador.
Texto da carta a enviar
Ex.mo Senhor Shou Zi Chew,
CEO do TikTok
O TikTok apresenta-se como uma plataforma de entretenimento que promove a criatividade e o espírito comunitário. No entanto, é um espaço que pode ser tóxico e viciante para crianças e jovens. O modelo de negócio do TikTok deve evoluir e, acima de tudo, proteger as crianças e os jovens dos seus poderosos algoritmos, que podem até levá-los ao suicídio.
O feed «Para si» do TikTok, que oferece conteúdos altamente personalizados com base nos algoritmos, pode levar os utilizadores mais jovens a entrar em «espirais» de conteúdos deprimentes e prejudiciais. Além disso, as políticas de proteção de dados para crianças variam de um país para outro. Embora o TikTok tenha tomado medidas para respeitar os direitos dos utilizadores mais jovens na Europa, proibindo a publicidade personalizada/com base no comportamento, ainda a permite no resto do mundo, onde os direitos desses jovens são aparentemente menos importantes.
Por isso, pedimos-lhe que:
- Proíbam em todo o mundo toda a publicidade direcionada a menores de 18 anos;
- Deixem de personalizar o feed «Para si» por predefinição, permitindo que os utilizadores escolham um feedpersonalizado nas suas definições, garantindo que dão o seu consentimento informado utilizando linguagem adequada para os jovens;
- Quando os utilizadores optarem pela personalização, o TikTok deve pedir-lhes que comuniquem ativamente o conteúdo que desejam ver no seu feed «Para si», em vez de conceber o seu feed através da recolha em massa de dados da atividade online dos utilizadores;
- Implementem mais proteções para evitar que os utilizadores em risco caiam em padrões de dependência e espirais de conteúdo prejudicial, e garantam que essas proteções são realmente eficazes e limitem o risco de danos.
Atenciosamente,
Letter
Dear TikTok CEO
Mr. Shou Zi Chew,
TikTok presents itself as an entertainment platform that promotes creativity and community spirit. However, it is a space that can be toxic and addictive for children and young people. TikTok’s business model must evolve and, above all, protect children and young people from its powerful algorithms, which can even drive them to suicide.
TikTok’s ‘For You’ feed, which offers highly personalised content based on its algorithms, can lead younger users into ‘spirals’ of depressing and harmful content. Furthermore, data protection policies for children vary from one country to another. While TikTok has taken steps to respect the rights of younger users in Europe by banning personalised/behavioural advertising, it still allows it in the rest of the world, where the rights of these young people are apparently less important.
Therefore, we ask you to:
- Ban all targeted advertising aimed at people under the age of 18 worldwide;
- Stop personalising the ‘For You’ feed by default, allowing users to choose a personalised feed in their settings, ensuring that they give their informed consent using language appropriate for young people;
- Where users choose to have personalisation, TikTok should ask them to actively communicate what content they want to see in their ‘For You’ feed, instead of designing their feed through the mass data collection of users’ online activity;
- Implement more protections to prevent at-risk users from falling into patterns of addiction and spirals of harmful content, and make sure those protections are actually effective and limit the risk of harm.
Yours sincerely,