Sonia Dahmani é uma advogada que dedicou a sua vida à defesa dos direitos humanos na Tunísia. Atualmente, está presa e enfrenta muitos anos de prisão. O seu crime? Denunciar o racismo e as condições desumanas nas prisões. Assine a petição e exija a sua libertação agora.
Qual é o problema?
Sonia Dahmani é uma advogada e comentadora política em vários meios de comunicação social, que dedicou a sua vida à defesa dos direitos humanos. Sonia defende os marginalizados, dizendo o que outros têm medo de dizer, independentemente do custo. Crítica vocal das condições desumanas nas prisões e do racismo, Sonia aborda regularmente essas questões em programas de televisão e rádio.
A 11 de maio de 2024, polícias mascarados invadiram a Ordem dos Advogados da Tunísia, em Tunes, e prenderam Sonia. Ela foi detida na prisão de Manouba, onde permanece desde então. As autoridades tunisinas condenaram Sonia com base em acusações infundadas de «divulgação de notícias falsas».
Sonia enfrenta muitos anos de prisão por se manifestar contra as injustiças. A sua prisão é uma tentativa clara de silenciá-la. Está detida em condições desumanas. A sua cela, que partilha com outras quatro pessoas, está infestada de ratos e insetos. Para além disso, tem sofrido maus-tratos por parte das autoridades prisionais e está a ser-lhe negada assistência médica adequada, incluindo a medicação de que necessita urgentemente. Desde a sua detenção, Sonia desenvolveu graves problemas de saúde, incluindo diabetes, dores nas costas e nos joelhos, inchaço nas pernas e hipertensão arterial.
Ninguém deve ser preso por se manifestar contra a injustiça.
O que pode fazer para ajudar?
Assine a petição apelando às autoridades tunisinas para que libertem Sonia imediatamente e incondicionalmente.
Texto da carta a enviar
Ex.mo Senhor,
Sonia Dahmani é uma advogada e comentadora política que dedicou sua vida à defesa dos direitos humanos. A 11 de maio de 2024, foi presa por forças de segurança tunisinas. Sonia foi julgada e condenada por acusações infundadas de “divulgar notícias falsas”, sendo que existem ainda pendentes outras investigações baseadas em motivos políticos. Sonia está detida em condições desumanas e sem acesso a cuidados médicos, incluindo a medicamentos essenciais.
Apelo a Vossa Excelência para que liberte Sonia Dahmani de forma imediata e incondicional, anule as sentenças e retire todas as acusações contra ela, uma vez que está detida apenas por exercer o seu direito à liberdade de expressão.
Com os melhores cumprimentos
Letter to target
Your Excellency
Sonia Dahmani is a lawyer and media commentator who has dedicated her life to defending human rights. On 11 May 2024, security forces arrested Sonia. She has been convicted and sentenced on unfounded charges of “spreading false news”, with additional politically motivated investigations still pending. She is being held in inhumane conditions and denied medical care, including essential medication.
I call on you to immediately and unconditionally release Sonia Dahmani, quash the sentences and drop all charges against her as she is detained solely for exercising her right to freedom of expression.
Yours sincerely