Boas notícias: A 27 de novembro de 2025, Sonia Dahmani foi libertada da prisão, depois do Ministério da Justiça da Tunísia ter aprovado o seu pedido de liberdade condicional.
Este resultado é uma demonstração tangível de que a pressão e a solidariedade persistentes podem fazer uma diferença real.
Apesar de esta ser uma boa notícia, a libertação de Sonia é condicional e, por isso, a Amnistia Internacional continua a apelar às autoridades para que tornem a sua libertação definitiva e retirem todas as acusações contra ela. Para além disso, Sonia ainda tem dois processos judiciais a decorrer devido ao simples exercício da sua liberdade de expressão.
Sonia Dahmani é uma advogada que dedicou a sua vida à defesa dos direitos humanos na Tunísia. Atualmente, está presa e enfrenta muitos anos de prisão. O seu crime? Denunciar o racismo e as condições desumanas nas prisões.
Qual é o problema?
Sonia Dahmani é uma advogada e comentadora política em vários meios de comunicação social, que dedicou a sua vida à defesa dos direitos humanos. Sonia defende os marginalizados, dizendo o que outros têm medo de dizer, independentemente do custo. Crítica vocal das condições desumanas nas prisões e do racismo, Sonia aborda regularmente essas questões em programas de televisão e rádio.
A 11 de maio de 2024, polícias mascarados invadiram a Ordem dos Advogados da Tunísia, em Tunes, e prenderam Sonia. Durante 18 meses, ficou detida na prisão de Manouba. As autoridades tunisinas condenaram Sonia com base em acusações infundadas de «divulgação de notícias falsas», com processos judiciais ainda pendentes com motivações políticas.
Sonia nunca deveria ter sido detida. Foi presa e silenciada por se manifestar. Apesar de ter sido libertada condicionalmente, ainda enfrenta outros processos contra ela.
Ninguém deveria ser preso e intimidado por se manifestar contra injustiças.
O que pode fazer para ajudar?
Assine a petição apelando às autoridades tunisinas que retirem imediatamente todas as acusações contra Sonia Dahmani e ponham fim ao assédio e à intimidação contra ela.
Texto da carta a enviar
Ex.mo Senhor Presidente da Tunísia,
Sonia Dahmani é uma advogada e comentadora política que dedicou sua vida à defesa dos direitos humanos. A 11 de maio de 2024, foi presa por forças de segurança tunisinas. Sonia foi julgada e condenada por acusações infundadas de “divulgar notícias falsas”, e foi presa por 18 meses. No entanto, os processos judiciais contra ela, motivados por razões políticas, ainda estão pendentes.
Apelo a que anulem as sentenças injustas contra Sonia Dahmani, retirem imediatamente todas as outras acusações contra ela e ponham fim ao assédio e à intimidação contra ela.
Com os melhores cumprimentos
Letter to target
Your Excellency President of Tunisia,
Sonia Dahmani is a lawyer and media commentator who has dedicated her life to defending human rights. On 11 May 2024, security forces arrested Sonia. She was convicted and sentenced on unfounded charges of “spreading false news” and imprisoned for 18 months. However, politically motivated judicial proceedings against her are still pending.
I call on you to quash Sonia Dahmani’s unjust sentences, immediately drop all other charges against her and end the harassment and intimidation against her.
Yours sincerely


