21 Novembro 2022

Conheça a história de Aleksandra Skochilenko e assine em defesa da liberdade

Assinar já pela liberdade

Quem é Aleksandra Skochilenko?

Aleksandra Skochilenko é uma defensora de direitos humanos russa, apaixonada por música e outras formas de arte. Toca vários instrumentos, organizava várias sessões de música ao vivo e é conhecida por utilizar a arte para combater o estigma das doenças mentais e para defender os direitos da comunidade LGBTI.

Preocupada com a invasão russa da Ucrânia, Aleksandra decidiu agir. No dia 31 de março de 2022, substituiu as etiquetas dos preços de vários produtos num supermercado local em São Petersburgo por papéis com informações sobre o bombardeamento russo ao teatro de Mariupol, na Ucrânia, onde centenas de pessoas se abrigavam.

Por essa ação pacífica de sensibilização foi detida no dia 11 de abril de 2022. Desde a sua detenção, Aleksandra está detida em condições terríveis e, caso seja condenada, arrisca-se a uma pena de prisão que pode ir até aos 10 anos.

Aleksandra Skochilenko é um dos casos da Maratona de Cartas de 2022 que precisa da sua ação urgente.

Assinar já pela liberdade

A ação

Ao longo do dia 30 de novembro, em várias cidades de Portugal, vários ativistas da Amnistia Internacional – Portugal replicaram a ação pacífica que Aleksandra fez em São Petersburgo, na Rússia.

Desde esse dia, é possível encontrar milhares de etiquetas em prateleiras de diferentes supermercados que, em vez de conter dados sobre a invasão russa, contêm informação alusiva ao caso de Aleksandra, apelando a uma ação imediata em sua defesa.

A ação: uma simples assinatura, que pode fazer toda a diferença na vida de Aleksandra.

Também quero juntar o meu nome

A Maratona de Cartas

A Maratona de Cartas é o maior evento de direitos humanos organizado pela Amnistia Internacional.

Nos últimos meses de cada ano, mobilizamos milhões de pessoas em todo o mundo para que atuem em defesa de pessoas e comunidades em risco.  Após a sua divulgação, milhões de pessoas aceitam fazer frente à injustiça e contribuir para um mundo mais justo: assinam petições, escrevem cartas, organizam eventos e juntam-se ao nosso movimento.

Aleksandra Skochilenko é um dos cinco casos destacados na edição da Maratona de Cartas de 2022.

 

Agir

De forma simples e rápida, é possível agir em defesa de Aleksandra Skochilenko, mas também de outras quatro pessoas destacadas na Maratona de Cartas e que se encontram atrás das grades, simplesmente por terem manifestado a sua opinião, de forma pacífica.

Junte o seu nome em defesa de Aleksandra, mas também de Chow Hang-tung, Dorgelesse Nguessan, Luis Manuel Alcántara e Nasser Zefzafi.