Ativismo individual

Cada assinatura conta! Foi com este principio que a Amnistia Internacional iniciou o seu trabalho de ativismo pelos direitos humanos há mais de 50 anos.

Milhões de pessoas que se juntam por uma causa e através do seu ativismo e mobilização conjunta fazem os direitos humanos cumprirem-se. Seja com a assinatura de uma petição, seja com a organização de um pequeno evento, seja com a partilha de uma notícia nas suas redes sociais, seja a escrever uma carta a alguma pessoa prisioneira de consciência.

Para ser ativista, pode juntar-se a um grupo, mas se não tiver disponibilidade para tal, pode continuar a fazer muito connosco, mesmo à distância.

Deixe-nos aqui o seu contacto, tornando-se parte da nossa rede de ações urgentes. Regularmente, enviamos uma ação urgente ou uma chamada de ação, para que de modo simples, rápido e fácil, possa contribuir com uma pequena ação, que fará uma grande diferença na vida de alguém e ajude a criar um mundo melhor e mais justo.

Grupos locais e temáticos

As estruturas operacionais são os grupos de ativistas, membros da Amnistia Internacional – Portugal que localmente, por temática de direitos humanos ou por sector profissional ou etário desenvolvem atividades de ativismo e campanhas pelos direitos humanos em Portugal.

As estruturas operacionais são o elemento chave da presença da Amnistia Internacional Portugal em todos o país. São o garante da nossa descentralização.

Pessoas de diferentes lugares do país, com diferentes percursos e interesses convergem para defenderem e promoverem os direitos humanos. É através destes grupos que as nossas campanhas chegam a todo o território nacional, e é através deles que é possível conseguir uma história tão repleta de sucessos!

Cada estrutura expressa o seu ativismo de forma diferente: organizam e educam as suas comunidades, fazem campanha para o apoio e libertação imediata de prisioneiros de consciência e outros indivíduos em risco, exigem o fim das práticas de tortura, a abolição da pena de morte ou ainda a prevenção da violência contra as mulheres, entre outros assuntos.

Seja nas ruas, em salas de aulas, em conferências ou através das redes sociais, a Amnistia Internacional cresce e multiplica-se graças ao conjunto de pessoas que assumem a injustiça como uma afronta pessoal. Venha fazer parte deste movimento!

Os nossos Grupos Locais e Temáticos, Núcleos e Grupos de Estudantes representam uma das formas mais poderosas de ação e ativismo que a Amnistia Internacional tem para atingir o seu objetivo em todos o país.

Grupos e Núcleos Locais

Site  |  Email  |  Facebook  |  Twitter

Grupos Universitários

GRUPO DE ESTUDANTES DA FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA

GRUPO DE ESTUDANTES DA FACULDADE DE PSICOLOGIA E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Email | Facebook

GRUPO DE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

Email | Facebook

Grupos de estudantes

GRUPO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SECUNDÁRIA ANTERO DE QUENTAL

GRUPO DE ESTUDANTES DA ESCOLA PROFISSIONAL DE TORRES NOVAS

GRUPO DE ESTUDANTES DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DO ENTRONCAMENTO

GRUPO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA

GRUPO DE ESTUDANTES DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAMIÃO DE GOES

GRUPO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE LOULÉ

GRUPO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

GRUPO DE ESTUDANTES DO COLÉGIO DE SÃO MIGUEL – FÁTIMA

GRUPO DE ESTUDANTES DA ESC. SEC. DE ERMESINDE

GRUPO DE ESTUDANTES ESCOLA SECUNDÁRIA DOMINGOS REBELO

GRUPO DE ESTUDANTES DA AMNISTIA INTERNACIONAL DA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE FERNÃO DO PÓ

GRUPO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS

GRUPO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DE ARRIAGA – HORTA

Criação de um grupo local ou temático

Se não existir nenhum grupo perto de si, poderá ser pioneiro e ajudar a criar um. Com o devido apoio da Secção, poderá levar a cabo, em conjunto com outros activistas, o trabalho de sensibilização e de mobilização da AI na sua localidade ou comunidade. Caso queira esclarecer alguma dúvida ou criar um grupo perto de si, consulte os passos a dar abaixo.

Como criar um grupo?

Mais detalhes

O processo de criação de cada grupo de ativismo varia segundo as particularidades de cada localidade, a existência prévia ou não de uma estrutura da Amnistia, o seu tamanho, número de membros, etc.

Os primeiros passos para a criação de um grupo local ou temático passam por:

1. consultar o Manual das Estruturas Operacionais da Amnistia Internacional;
  2. entrar em contacto com a Amnistia Internacional Portugal através do email ativismo@amnistia.pt;
  3. Organizar uma sessão de esclarecimento com a Amnistia Internacional para que outras pessoas participem na formação do Núcleo;
  4. Preencher e enviar o Formulário de Candidatura para Novas Estruturas e aguardar a aprovação pela direção da Amnistia Internacional.