SÓ UNIDOS, PODEMOS VENCER ESTE DESAFIO
QUE SE COLOCA À HUMANIDADE INTEIRA.

 

Em Portugal, a Amnistia Internacional fez recomendações específicas às autoridades, que pode ver ver neste artigo.

A si fazemos diretamente uma:
#FiqueEmCasa e não tenha comportamentos de risco que o possam contagiar ou possam contagiar os seus entes queridos.

 

Encaminhamos outras recomendações pelas autoridades competentes, que lhe podem ser úteis,  e que são importantes de ter em conta:

 

 

  • Se isso lhe for indicado na página “Avaliar sintomas”, ligue para a linha telefónica saúde 24 através do número 808 24 24 24 e siga as indicações que lhe forem dadas pelos profissionais de saúde.
    Tenha em conta que a linha pode estar bastante sobrecarregada e que poderá ter de esperar.

 

  • A página “Avaliar sintomas” tem várias informações muito úteis. Navegue por todo o site através dos títulos na parte superior da página, ou através da ferramenta “menu” caso aceda através de um dispositivo móvel (colocar o desenho do icon do menu).

 

  • No site da Direção geral da Saúde, a área criada para a crise COVID19 tem sempre informação atualizada sobre a situação que vivemos atualmente: https://covid19.min-saude.pt

 

 

  • Para informações no âmbito de políticas para apoio à sociedade por parte do governo português na resposta a esta crise consulte o portal oficial construído para o efeito. Aqui, pode encontrar desde ferramentas para teletrabalho a informações úteis da Segurança Social:

 

  • Prefira sempre fontes de informação oficiais e órgãos de comunicação social credíveis e conhecidos. Além do vírus, existe outro problema grave que temos de combater: as informações erradas e as mentiras em forma de notícias (fake news).

 

  • Não partilhe informações médicas cuja fonte não possa comprovar. Propagar informações erradas, ajuda a comportamentos errados que facilitam o desconhecimento e, por conseguinte, a propagação do vírus.

 

 

  • Se for cidadão estrangeiro retido em Portugal, contacte a embaixada do seu país em Lisboa ou consulado que lhe for mais próximo geograficamente. Aqui pode consultar a lista de presenças diplomáticas em Portugal: https://www.portaldiplomatico.mne.gov.pt/rede-diplomatica/corpo-diplomatico-em-portugal.
    Em alternativa consulte a página do ministério dos negócios estrangeiros ou correspondente no seu país (emissor do seu passaporte) para pedir apoio.

 

Em caso de dúvidas contacte-nos para o endereço de email que criámos para prestar apoio e esclarecimentos relacionados com Direitos Humanos e a crise covid 19.

Apoio Direitos Humanos – COVID 19 – Amnistia Internacional Portugal:
[email protected]

 

voltar a “COVID-19: DETERMINADOS PELA ESPERANÇA”