16 Outubro 2025

 

Um apelo pelo ator georgiano Andro Chichinadze, uma figura pública bem conhecida na Geórgia e crítico declarado do governo de Tiblisi, estará disponível a partir desta quinta-feira no DocLisboa 2025 – Festival Internacional de Cinema.

Numa colaboração com a organização do festival, a Amnistia Internacional distribuiu folhetos que podem ser encontrados nos espaços do DocLisboa, que se realiza a partir deste dia 16 até 26 de outubro, em diferentes espaços culturais da capital — Culturgest, São Jorge e Cinemateca Portuguesa. Os flyers têm apelos para participantes e espectadores assinarem a petição

Andro Chichinadze foi detido em dezembro de 2024 enquanto participava nos protestos pró-europeus, na capital da Geórgia, Tiblisi. Andro é acusado de atirar um “objeto” contra a polícia e de “violência coletiva”, juntamente com outros dez manifestantes detidos. As audiências de prisão preventiva dele e dos seus coarguidos e o julgamento subsequente foram marcados por inúmeras violações do direito a um julgamento justo, e as acusações contra eles parecem ter motivação política.

A Amnistia Internacional está a promover uma petição para exigir ao procurador-geral da Geórgia que reveja a legalidade da detenção de Andro Chichinadze e dos outros dez coarguidos e garanta um novo julgamento justo ou a sua libertação imediata.

O DocLisboa abre esta quinta-feira com um intenso programa. Na sessão de abertura é exibido With Hasan in Gaza, filme de Kamal Aljafari (2025, Alemanha, Palestina, França, Catar) que documenta a vida em Gaza em 2001, a partir de três cassetes Mini DV, que foram recentemente recuperadas. Segundo a sinopse, o que começou como uma busca por um antigo companheiro de prisão de 1989 transformou-se numa viagem do norte ao sul de Gaza com Hasan, um guia local. Esta é uma reflexão cinematográfica sobre a memória, a perda e a passagem do tempo, registando uma Gaza antiga e vidas que talvez nunca mais se encontrem. “Uma homenagem às pessoas, a tudo o que foi apagado e que recordei neste momento urgente da existência – ou não existência – palestiniana. É um filme sobre a catástrofe e a poesia que resiste”, como descreveu Kamal Aljafari.

A programação completa do DocLisboa pode ser consultada no site do festival.

Perguntas Relacionadas

Quem é Andro Chichinadze e por que está a ser destacado no DocLisboa 2025?

Andro Chichinadze é um ator georgiano conhecido pela sua crítica aberta ao governo de Tiblisi. Está a ser destacado no DocLisboa 2025 porque a Amnistia Internacional, em colaboração com o festival, está a promover um apelo pela sua libertação ou por um novo julgamento justo, uma vez que a sua detenção e o processo judicial levantam suspeitas de motivação política e violações dos direitos a um julgamento equitativo.

Em que circunstâncias foi Andro Chichinadze detido?

Andro Chichinadze foi preso em dezembro de 2024 durante protestos pró-europeus em Tiblisi, a capital da Geórgia. As autoridades acusam-no de ter atirado um objeto contra a polícia e de participação em "violência coletiva", juntamente com outros dez manifestantes. No entanto, há indícios de que as acusações podem ter fundamentos políticos.

Que irregularidades foram identificadas no processo judicial de Andro Chichinadze?

Tanto as audiências de prisão preventiva como o julgamento de Andro Chichinadze e dos seus coarguidos foram marcados por várias violações do direito a um julgamento justo, segundo a Amnistia Internacional. Estas falhas levantam dúvidas sobre a legalidade e a imparcialidade do processo.

Como posso apoiar a campanha pela libertação de Andro Chichinadze durante o DocLisboa?

Durante o DocLisboa 2025, que decorre entre 16 e 26 de outubro, será possível encontrar folhetos da Amnistia Internacional nos espaços do festival (Culturgest, São Jorge e Cinemateca Portuguesa). Estes folhetos incluem informações sobre como assinar uma petição que exige a revisão da detenção de Andro Chichinadze e a garantia de um novo julgamento justo ou a sua libertação imediata.

Que ação concreta está a Amnistia Internacional a promover em relação a este caso?

A Amnistia Internacional está a liderar uma petição dirigida ao procurador-geral da Geórgia, exigindo que seja revista a legalidade da detenção de Andro Chichinadze e dos outros dez manifestantes detidos. O objetivo é assegurar um novo julgamento justo ou, caso não se verifiquem condições para tal, a sua libertação imediata.

Onde e quando posso encontrar informações sobre o apelo por Andro Chichinadze no DocLisboa?

O apelo está a ser divulgado através de folhetos distribuídos nos principais espaços do DocLisboa 2025 — Culturgest, Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa — entre os dias 16 e 26 de outubro. Os visitantes do festival podem recolher estes materiais e assinar a petição no local.

⚠️ Este painel de questões relacionadas foi criado com IA mas revisto por um humano.

Agir Agora

Liberdade para Andro Chichinadze!

Liberdade para Andro Chichinadze!
1 PESSOAS JÁ AGIRAM
Assinar Petição

Artigos Relacionados

Skip to content

Bem-vind@ à Amnistia Internacional Portugal!

Junta-te a nós!