Um espaço de partilha, aprendizagem e ativismo para jovens dos 15 aos 24 anos. Anda daí, a defender O NOSSO PLANETA, OS NOSSOS DIREITOS!

 

 O quê? 

A Amnistia Internacional lança os Encontros de Jovens Ativistas (EJA), dirigidos a jovens entre os 15 e os 24 anos que queiram promover os direitos humanos para toda a gente. Os EJA, este ano na 20ª edição, são espaços de partilha, aprendizagem e ativismo onde podes transformar a tua vontade de mudar o mundo num impacto global coletivo.

Vamos explorar as ligações entre direitos humanos e a emergência climática sob o slogan ‘O nosso planeta, os nossos direitos!’, mas também iremos falar sobre formas de ativismo jovem, o trabalho da Amnistia Internacional e o teu papel de ativista.

Este ano vamos ter dois Encontros:

  • EJA 15-18 | dirigido a jovens entre os 15 e os 18 anos
  • EJA 19-24 | dirigido a jovens entre os 19 e os 24 anos

 
 

[ Descarregar cartaz para impressão ]

 
 

 Quando e onde? 

Ambos os EJA acontecem em formato residencial em Santa Maria da Feira, nas seguintes datas

  • EJA 19-24 | 25, 26 e 27 de outubro 2019
  • EJA 15-18 | 1, 2 e 3 de novembro 2019

 

 Porquê? 

Para promover e proteger os direitos humanos e o planeta. Porque as e os jovens têm um papel fundamental na construção de uma sociedade melhor. Porque aprende-se a conhecer e debater com outras pessoas. Porque o teu contributo e a tua experiência são fundamentais. Porque o ativismo é necessário. Porque é divertido.

 

 Custos 

Os custos de alojamento, alimentação, seguro e materiais são cobertos pela Amnistia Internacional Portugal
Às e aos participantes é pedido um contributo de inscrição no valor de 15€.
As viagens para e de Santa Maria da Feira são de responsabilidade dos e das participantes.

 

 Mais info 

Os EJA são organizados com o apoio da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.
O prazo de candidaturas é 16 de outubro de 2019
Se tiveres menos de 18 anos, junto com o formulário de candidatura online é necessário que o teu encarregado ou a tua encarregada de educação preencha e envie por e-mail o formulário de autorização (.doc | .pdf).

CANDIDATA-TE AQUI PROGRAMA PROVISÓRIO

 

 Mais perguntas frequentes 

O que é a Amnistia Internacional?

A Amnistia Internacional é um movimento mundial de pessoas que fazem campanha pelo reconhecimento e respeito dos direitos humanos internacionalmente consagrados para todos. Em Portugal somos mais de 15 mil membros, apoiantes e ativistas.

Quem vai aos EJA?

Os EJA estão abertos a todas as jovens e todos os jovens em Portugal com interesse em defender e promover os Direitos Humanos. A participação é aberta a jovens que se inscrevem a título individual ou em grupos de, no máximo, 5 pessoas. Não é necessário um envolvimento prévio com a Amnistia Internacional para poder participar nos EJA.

O que vamos fazer?

Os EJA irão ter um programa intensivo centrado na partilha, na discussão e na aprendizagem entre pares sobre os Direitos Humanos e as formas de os promover. As sessões de trabalho são desenhadas de acordo com os princípios da Educação Não Formal e irão incluir discussões em grande grupo, trabalhos de grupo, reflexões individuais, exercícios experienciais, apresentações, jogos educativos e outros métodos.

Os EJA irão também ser a ocasião para recolher contributos e sugestões para a Estratégia para a Juventude 2020-2025 da Amnistia Internacional Portugal.

O programa engloba todo o fim-de-semana, incluindo as noites, dando espaço também a intervalos e momentos informais.

Os EJA têm limite de inscrições?

Sim, o EJA 19-24 está limitado a 40 participantes e o EJA 15-18 está limitado a 60 participantes.

Como é feita a seleção dos participantes caso haja excesso de candidaturas?

Os critérios de seleção são os seguintes:

• Diversidade do grupo em termos de:

  • Género
  • Idade
  • Contextos geográficos
  • Envolvimento prévio com a Amnistia Internacional Portugal
  • Participação em encontros anteriores

• Potencial de seguimento e de multiplicação do ativismo para os Direitos Humanos junto de outras e outros jovens

A seleção será feita pela Amnistia Internacional Portugal. Os resultados serão comunicados de acordo com o seguinte calendário:

• EJA 19-24:

  •   Envio dos resultados, por email, a todas as pessoas que se candidataram | 17 de outubro
  •   Prazo de confirmação e eventual ativação da lista de espera | 20 de outubro

• EJA 15-18

  •   Envio dos resultados, por email, a todas as pessoas que se candidataram | 23 de outubro
  •   Prazo de confirmação e eventual ativação da lista de espera | 27 de outubro

Como se paga a inscrição?

Após a comunicação dos resultados da seleção é pedido aos e às participantes para fazerem uma transferência bancária com os seguintes dados:

Valor: 15,00€
Nome: AMNISTIA INTERNACIONAL PORTUGAL
IBAN: PT50 0036 0103 99100000985 88
BIC/SWIFT: MPIOPTPL

Descrição (se possível): Nome do/a participante
Enviar o comprovativo para juventude@amnistia.pt

A participação é confirmada após receber o comprovativo.

Condições especiais de inscrição para o EJA 15-18

Para completar a candidatura de participantes menores de idade (EJA 15-18) é necessário que o encarregado ou a encarregada de educação preencham o formulário de autorização (.doc | .pdf).

Os e as jovens são acompanhados por docentes?

Não, ambos os EJA irão ter uma equipa de educadores e educadoras encarregue do programa e das questões logísticas. Esta equipa tem também como função apoiar na resolução de qualquer situação ou necessidade que surja.

O que é necessário levar?

É necessário levar roupa e calçado confortável, agasalhos, produtos de higiene pessoal e outros artigos pessoais. O alojamento providencia roupa de cama e toalhas.

Justificação de faltas

Os e as participantes receberão um certificado de participação que pode ser fotocopiado e entregue na escola ou na universidade. Caso seja necessário a Amnistia Internacional poderá também emitir uma declaração para esse efeito.

Depois do Encontro

A participação dos e das jovens na Amnistia Internacional após o encontro é fortemente encorajada. Esta participação pode ser feita a título individual, através de estruturas já existentes, ou com a criação de novos núcleos de ativistas.

Onde vamos ficar a dormir?

No EJA 19-24 as e os participantes irão ficar num espaço a revelar, no centro de Santa Maria da Feira. O alojamento é feito em camaratas, divididas por género, com casa de banho partilhada.

No EJA 15-18 os e as participantes irão ficar no INATEL de Santa Maria da Feira. O alojamento é feito em quartos partilhados, divididos por género, com casa de banho partilhada.

Onde vamos comer?

Para o EJA 19-24 os pequenos-almoços são servidos no Hostel da Praça. As restantes refeições são servidas num outro espaço no centro de Santa Maria da Feira.

Para o EJA 15-18 todas as refeições são servidas no INATEL.

Eventuais necessidades ligadas à alimentação incluídas na candidatura serão respeitadas.

Existe transporte organizado para os participantes?

Não, as deslocações de e para Santa Maria da Feira são de responsabilidade dos e das participantes. Na estação de autocarros de Santa Maria da Feira, no primeiro dia do evento, irão estar presentes voluntários e voluntárias, identificados pela Amnistia Internacional Portugal, para dar indicações aos e às participantes de como chegar ao local do alojamento.

Como posso chegar a Santa Maria da Feira?

A melhor maneira de chegar a Santa Maria da Feira de transportes públicos é de autocarro. A Rede Expressos tem autocarros de vários pontos do país.

Questões de segurança

Todas as atividades, refeições e momentos informais são realizados em conjunto com uma equipa de educadoras e educadores. Para os/as participantes do EJA 15-18 não é permitido ausentar-se sem autorização da equipa. Todos os participantes dispõem de um seguro de acidentes ativado pela Amnistia Internacional Portugal.

Contactos

Todos os contactos antes e depois dos EJA podem ser feitos através do e-mail juventude@amnistia.pt e do número 935 210 188.
Todos os contactos durante os EJA deverão ser feitos através do número 935 210 188.