Encontro de jovens ativistas 2020 - Amnistia Internacional Portugal

ENCONTRO DE JOVENS ATIVISTAS 2020!

É um evento destinado a jovens entre os 15 e os 24 anos, no qual irás perceber tudo sobre direitos humanos, sobre ativismo e, também, conhecer muitas outras pessoas como tu. Este ano, é totalmente online


inscreve-tePROGRAMA PROVISÓRIO

 

O QUÊ?

Amnistia Internacional promove mais uma edição do Encontro de Jovens Ativistas 2020 (EJA), dirigido a jovens entre os 15 e os 24 anos. O EJA é um espaço anual de partilha, aprendizagem e ativismo para os direitos humanos e, em 2020, será inteiramente online, num espaço privado.

Para além de explorarmos o trabalho da Amnistia, a Maratona de Cartas e as várias formas de ativismo, vamos também explicar porque é que a pandemia é um assunto de direitos humanos e que deve ser tratado como tal.

O programa inclui momentos em plenário, grupos de trabalho e sessões paralelas, de forma a poder explorar o tema que mais te interessa. O espaço online do EJA irá estar aberto ao longo de todo o fim-de-semana também para contactos, conversas informais e autogeridas.

 

QUANDO E ONDE?

Este ano o EJA será em formato totalmente online, na app Discord, com um programa mais flexível e variado, que te permite escolheres as sessões em que queres participar, consoante os temas sobre os quais tenhas maior interesse.

O encontro irá decorrer no último fim de semana de novembro. Começa na sexta feira, dia 27, às 18:30, e decorrerá até às 17:00 de dia 29, domingo.

 

PORQUÊ?

Porque o ativismo para os direitos humanos não pode parar. Porque as e os jovens têm um papel fundamental na construção de uma sociedade melhor. Porque aprende-se a conhecer e debater com outras pessoas. Porque o teu contributo e a tua experiência são fundamentais. Porque o ativismo é necessário. Porque é divertido.

 

MAIS INFO

O prazo de candidatura é 18 de novembro de 2020.

Se tiveres menos de 18 anos, junto com o formulário de candidatura online é necessário que o teu encarregado ou a tua encarregada de educação preencha e envie por e-mail o formulário de autorização (.doc | .pdf).

 

CONTACTOS

Todos os contactos antes e depois do EJA podem ser feitos através do e-mail juventude@amnistia.pt e do número 935 210 188.

Todos os contactos durante o EJA deverão ser feitos através do número 935 210 188 (caso tenhas problemas de acesso à plataforma)

INSCREVE-TE

abrir formulário

TESTEMUNHOS

Ler Mais

“Para mim, o EJA foi uma experiência única! Falar sobre assuntos sérios, relacionados com os direitos humanos, através de uma abordagem diferente e criativa foi, numa palavra, maravilhoso! Recomendo a todos os jovens que tenham a oportunidade de participar, que o façam.”
Maria, participante no EJA 2019

“Para mim o EJA foi um abre olhos, para estar mais atenta em relação a todos os problemas sérios que existem no nosso mundo”
Inês Oliveira, participante no EJA 2019

“O EJA para mim foi ver os direitos humanos de uma forma completamente diferente, poder aprofundar conhecimentos de uma forma criativa e fazer novas amizades!”
Tomás Sena, participante no EJA 2019

“O EJA para mim foi ver novas realidades e tentar pôr-me na pele dos menos favorecidos. Foi ter dias incríveis e criar ligações com pessoas que nunca se vão quebrar.”
Mariana Barata Santos, participante no EJA 2019

“…dizer tudo sem ninguém me julgar, poder dizer a minha opinião e saber que alguém está lá para ouvir (…) Todos nós podemos contribuir e todos nós somos importantes”
Mariana Ferreira, participante no EJA

MAIS PERGUNTAS FREQUENTES

Ler Mais

O que é a Amnistia Internacional?

A Amnistia Internacional é um movimento mundial de pessoas que fazem campanha pelo reconhecimento e respeito dos direitos humanos internacionalmente consagrados para todos. Em Portugal somos mais de 15 mil membros, apoiantes e ativistas.

Quem vai aos EJA?

Os EJA estão abertos a todas as jovens e todos os jovens em Portugal com interesse em defender e promover os Direitos Humanos. A participação é aberta a jovens que se inscrevem a título individual ou em grupos de, no máximo, 5 pessoas. Não é necessário um envolvimento prévio com a Amnistia Internacional para poder participar nos EJA.

O que vamos fazer?

Os EJA irão ter um programa intensivo centrado na partilha, na discussão e na aprendizagem entre pares sobre os Direitos Humanos e as formas de os promover. As sessões de trabalho são desenhadas de acordo com os princípios da Educação Não Formal e irão incluir discussões em

grande grupo, trabalhos de grupo, reflexões individuais, exercícios experienciais, apresentações, jogos educativos e outros métodos.

O programa engloba todo o fim-de-semana, incluindo as noites, dando espaço também a intervalos e momentos informais.

Onde decorre o EJA?

O EJA 2020 decorre interamente online, na app Discord. Podes aceder a app através do computador ou do telemóvel. Para entrar no espaço privado do EJA no Discord é necessário criar uma conta (gratuíta) e descarregar a app no telemóvel ou no computador.

Quem é a equipa do EJA?

O EJA tem uma equipa de educadores e educadoras encarregue do programa e das questões logísticas. Esta equipa irá também acompanhar pequenos grupos de trabalho que se formem durante o EJA para que a participação seja mais significativa.

Não conheço o Discord, é um problema?

Não, no dia 24 de novembro, às 18h00, iremos ter uma chamada online para dar apoio a quem precisar para entrar no Discord. Se quiseres participar indica o teu interesse no formulário de candidatura.

Os EJA têm limite de inscrições?

Sim, este ano, por ser em formato online, o EJA está aberto a máximo 80 pessoas.

Como é feita a seleção dos participantes caso haja excesso de candidaturas?

Os critérios de seleção são os seguintes:

– Disponibilidade e motivação para participar em todo o EJA, incluindo na fase de follow-up;

– Diversidade do grupo em termos de:
. Género
. Idade
. Contextos geográficos
. Envolvimento prévio com a Amnistia Internacional Portugal
. Participação em encontros anteriores

– Potencial de seguimento e de multiplicação do ativismo para os Direitos Humanos junto de outras e outros jovens

A seleção será feita pela Amnistia Internacional Portugal. Os resultados serão comunicados por email no dia 19 de novembro de 2020.

Condições especiais de inscrição para os e as participantes com menos de 18 anos

Para completar a candidatura de participantes menores de idade é necessário que o encarregado ou a encarregada de educação preencham o formulário de autorização(.doc | .pdf).

A participação é obrigatória em todo o programa?

O formato online permite-nos ter um programa mais flexível e variado, constituído por muitas sessões paralelas, entre as quais os e as participantes podem circular livremente. Apesar disto, encorajamos a participação no programa completo, que terá momentos alternados de conteúdos de direitos humanos com momentos sociais e de lazer entre participantes. Além disso o programa contará com intervalos maiores entre sessões para permitir descansar da participação online.

Tenho que estar com a câmara ligada?

O uso da câmara traz vantagens em termos de interação, sobretudo quando iremos estar a trabalhar em pequenos grupos. Contudo a escolha de utilizar ou não a câmara é de cada um e de cada uma.

Tenho que ligar-me através do computador?

Podes utilizar o Discord através do computador ou do telemóvel, contudo, considerando as propostas de atividade, aconselhamos utilizar o computador como ferramenta principal.

O que é preciso para participar:

– Ter acesso a um computador/telemóvel/tablet com ligação à Internet

– Ter conhecimentos básicos de informática na ótica do utilizador;

– Instalar a app Discord no teu computador/telemóvel/tablet. Uma vez criada a conta pode-se aceder também a partir do browser.

Justificação de faltas

Os e as participantes receberão um certificado de participação. Caso tenhas necessidade de justificar alguma ausência podes usar esse certificado. Caso seja necessário a Amnistia Internacional poderá também emitir uma declaração para esse efeito.

Depois do Encontro

A participação dos e das jovens na Amnistia Internacional após o encontro é fortemente encorajada. Esta participação pode ser feita a título individual, através de estruturas já existentes, ou com a criação de novos núcleos de ativistas. Ao longo do EJA iremos explorar e discutir todas as opções a este respeito.

Questões de segurança

Convidamos-te a pesquisar a política de privacidade do Discord, disponível aqui. No espaço do EJA iremos definir, em conjunto, algumas regras para criar um ambiente seguro, inclusivo e acessível para toda a gente.

 

 

Recursos