5 Fevereiro 2024

A Amnistia Internacional publicou esta segunda-feira um briefing sobre a rápida e generalizada utilização das tecnologias digitais nos sistemas de gestão do asilo e da migração em todo o mundo, incluindo nos Estados Unidos, no Reino Unido e na União Europeia.

Defending the Rights of refugees and Migrants in the Digital Age (Defender os direitos dos refugiados e dos migrantes na era digital) destaca alguns dos principais desenvolvimentos da tecnologia digital nos sistemas de gestão do asilo e da migração, em especial os sistemas que processam grandes quantidades de dados, e as questões de direitos humanos decorrentes da sua utilização.

“A proliferação destas tecnologias corre o risco de perpetuar e reforçar a discriminação, o racismo e a vigilância desproporcionada e ilegal contra pessoas racializadas”

Matt Mahmoudi

Matt Mahmoudi, Conselheiro da Amnistia Internacional para a Inteligência Artificial e a Tecnologia dos Direitos Humanos, considera que a “a proliferação destas tecnologias corre o risco de perpetuar e reforçar a discriminação, o racismo e a vigilância desproporcionada e ilegal contra pessoas racializadas”.

Estas tecnologias estão a tornar-se cada vez mais uma preocupação fundamental em matéria de direitos humanos, uma vez que os Estados as utilizam de forma a violar as suas obrigações em matéria de direitos humanos para com os refugiados e os migrantes.

A implantação da tecnologia digital

O briefing documenta a forma como os governos de todo o mundo utilizaram tecnologias específicas nos sistemas de asilo e migração. As autoridades fronteiriças dos Estados Unidos da América utilizaram o Programa de Supervisão Intensiva (ISAP) e o Programa de Dispositivo de Monitorização Eletrónica para monitorizar os migrantes e os requerentes de asilo libertados de detenção, argumentando que a intenção era dar opções de libertação aos migrantes e aos requerentes de asilo. No entanto, estes produtos têm sido associados a violações dos direitos humanos.

O briefing destaca também a instalação pelo governo dos EUA de infraestruturas de vigilância “inteligentes”, tais como torres de vigia orientadas por Inteligência Artificial ao longo da fronteira entre os EUA e o México, que aumentam o risco de identificação de perfis de comunidades negras, latino-americanas e outras comunidades racializadas.

No Reino Unido, a identificação eletrónica obrigatória no tornozelo foi utilizada para controlar todos os estrangeiros que enfrentam a deportação, tendo sido proposto o rastreio através de relógios inteligentes com reconhecimento facial.

A União Europeia instalou vigilância aérea em tempo real e drones sobre o Mar Mediterrâneo central para identificar embarcações de refugiados e migrantes no mar e coordenar com as autoridades líbias a sua chegada às costas europeias.

Um sistema automatizado de controlo das fronteiras financiado pela UE, denominado iBorderCtrl, foi testado na Hungria, na Grécia e na Letónia. O projeto utilizou um sistema de inteligência artificial (IA) “detetor de mentiras” para entrevistar os viajantes que pretendem atravessar as fronteiras, ao mesmo tempo que avalia os pormenores minuciosos das suas expressões faciais utilizando tecnologias de reconhecimento facial e de emoções. Os viajantes que o sistema considera responderem honestamente às perguntas recebem um código que lhes permite atravessar a fronteira.

O documento mostra também como a Áustria, a Bélgica, a Dinamarca, a Alemanha, a Noruega e o Reino Unido estão a introduzir cada vez mais leis que permitem a confiscação de telemóveis pertencentes a requerentes de asilo para efeitos de corroboração dos seus testemunhos aquando do tratamento dos seus processos de asilo.

Impacto discriminatório

Estas tecnologias estão a reforçar a exclusão e a bloquear a circulação de migrantes, requerentes de asilo e refugiados negros, muçulmanos e de outras raças.  Estão a criar regimes fronteiriços que discriminam com base na raça, etnia, origem nacional e estatuto de cidadania.

Por exemplo, a União Europeia expandiu as suas fronteiras virtualmente para o Mediterrâneo e através das regiões de trânsito em África, através de uma série de tecnologias que lhes permitem monitorizar os seus movimentos a cada passo.

“As tecnologias digitais estão a reforçar os regimes fronteiriços que têm um impacto desproporcionado nas pessoas racializadas. O racismo inerente está profundamente enraizado nos sistemas de gestão da migração e de asilo”, afirmou Charlotte Phillips, conselheira da Amnistia Internacional para os direitos dos refugiados e dos migrantes.

Responsabilização dos Estados

O briefing da Amnistia Internacional recomenda que os Estados devem:

– Proteger os direitos das pessoas em movimento, abstendo-se de usar tecnologias que estejam em desacordo com os direitos humanos e garantindo que as tecnologias digitais abordem o racismo sistémico, a xenofobia e a discriminação.

– Proibir a utilização de ferramentas de reconhecimento de emoções baseadas em IA, especialmente no contexto da gestão da migração, do asilo e do controlo das fronteiras.

– Realizar avaliações de impacto sobre os direitos humanos e avaliações de impacto sobre a proteção de dados antes da implantação de tecnologias digitais.

– Proibir a utilização de sistemas automatizados de avaliação de riscos e de definição de perfis na migração, na gestão do asilo e no controlo das fronteiras.

– Proibir qualquer utilização de tecnologias preditivas que ameacem indevidamente o direito de asilo.

Contexto

A Amnistia Internacional publica este briefing sobre a defesa dos direitos dos refugiados e migrantes na era digital para ajudar as organizações da sociedade civil, os ativistas, os jornalistas e os apoiantes do movimento que queiram conhecer as características digitais das práticas de gestão do asilo e da migração e as suas consequências em termos de direitos humanos.