29 Janeiro 2026

 

  • Onze das instituições de solidariedade social mais reconhecidas do país juntaram-se para sensibilizar os contribuintes portugueses a consignar 1% do seu IRS
  • “Basta que cada um de nós coloque uma cruz na declaração de IRS e identifique o NIF da instituição que pretende ajudar. Esta pequena ação faz toda a diferença na vida de milhares de outras pessoas” – Sofia Aguiar
  • Para simplificar o processo e torná-lo mais transparente, foi criada a plataforma assinodecruz.org, onde os contribuintes podem encontrar informações detalhadas sobre como a consignação do IRS funciona

 

 

A Amnistia Internacional – Portugal e outras dez das instituições de solidariedade social mais reconhecidas do país juntaram-se para sensibilizar os contribuintes portugueses a consignar 1% do seu IRS. A iniciativa, denominada “Assino de Cruz. Sem custos para si com vantagem para todos“, conta com o apoio do Doutor Finanças e teve início a 22 de janeiro, incentivando os contribuintes a consignarem o seu IRS de forma simples e sem custos, num gesto que tem um impacto significativo para as instituições.

A Acreditar, a Amnistia Internacional, a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Associação Salvador, a Dress for Success ® Lisboa, a FROC – Fundação Rui Osório de Castro, a Just a Change, a Make-A-Wish, a Médicos do Mundo, a Médicos Sem Fronteiras e a Operação Nariz Vermelho uniram esforços para levar esta mensagem e conseguir que mais portugueses adiram à consignação do IRS.

“Consignar o IRS é a forma mais fácil de ajudarmos alguém. Não tem qualquer custo para os contribuintes, mas tem um valor incalculável para as associações que estão no terreno a tentar ajudar.”

Sofia Aguiar

“Consignar o IRS é a forma mais fácil de ajudarmos alguém. Não tem qualquer custo para os contribuintes, mas tem um valor incalculável para as associações que estão no terreno a tentar ajudar”, realça Sofia Aguiar, representante das associações reunidas nesta campanha, acrescentando: “Basta que cada um de nós coloque uma cruz na declaração de IRS e identifique o NIF da instituição que pretende ajudar. Esta pequena ação faz toda a diferença na vida de milhares de outras pessoas”.

 

Plataforma online ensina a preencher consignação do IRS

Para simplificar o processo e torná-lo mais transparente, foi criada a plataforma assinodecruz.org, onde os contribuintes podem encontrar informações detalhadas sobre como a consignação do IRS funciona.

É ainda possível ler testemunhos e histórias de sucesso de pessoas que foram apoiadas pelas instituições envolvidas. E saber como preencher a seção de consignação na declaração de IRS.

 

O que é a consignação do IRS e como funciona?

A consignação do IRS é uma opção que permite aos contribuintes doar uma parte do imposto pago a instituições de solidariedade social, em vez de o entregar na totalidade ao Estado. Desta forma, é possível apoiar causas sem qualquer custo para o contribuinte.

De acordo com um estudo da Netsonda*, apenas 50% dos contribuintes consigna o seu IRS de forma regular, apesar de 93% conhecer esta possibilidade. No entanto, os dados revelam que 27% dos contribuintes desconhece que este processo não acarreta qualquer custo adicional.

 

* fonte: Estudo realizado entre os dias 6 e 16 de Dezembro de 2024, amostra de 600 entrevistas com +/- 4% erro

 

Perguntas Relacionadas

O que é a campanha de consignação do IRS promovida pela Amnistia Internacional e outras organizações?

Trata-se de uma iniciativa conjunta de onze instituições de solidariedade social, incluindo a Amnistia Internacional, que incentiva os contribuintes a consignarem 0,5% do seu IRS a instituições de solidariedade social. Esta consignação não tem qualquer custo adicional para o contribuinte, uma vez que o valor é deduzido diretamente do imposto devido ao Estado.

Quais são os benefícios de consignar 0,5% do IRS a estas organizações?

Ao consignar 0,5% do IRS, o contribuinte apoia o trabalho de organizações como a Amnistia Internacional sem qualquer encargo extra, pois o montante é retirado do imposto que já seria pago ao Estado. Desta forma, contribui para causas sociais, de direitos humanos ou ambientais sem reduzir o seu rendimento disponível.

Como posso consignar parte do meu IRS a estas instituições?

O processo é simples e pode ser feito através do portal das Finanças, na declaração anual de IRS. Basta selecionar uma instituição de solidariedade social, como a Amnistia Internacional, e indicar a percentagem de 0,5% a consignar. Não é necessário qualquer pagamento adicional, pois o valor é automaticamente deduzido do imposto a pagar.

A consignação do IRS afeta o valor que tenho a receber ou a pagar de imposto?

Não. A consignação de 0,5% do IRS não altera o valor final do reembolso ou do pagamento devido pelo contribuinte. O montante consignado é uma parte do imposto que já seria entregue ao Estado, sendo redirecionado para a organização escolhida sem qualquer impacto financeiro para o declarante.

Quais são algumas das organizações envolvidas nesta campanha além da Amnistia Internacional?

Além da Amnistia Internacional, esta campanha conta com a participação de outras dez instituições de solidariedade social: a Acreditar, a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Associação Salvador, a Dress for Success ® Lisboa, a FROC – Fundação Rui Osório de Castro, a Just a Change, a Make-A-Wish, a Médicos do Mundo, a Médicos Sem Fronteiras e a Operação Nariz Vermelho.

Por que razão estas organizações promovem a consignação do IRS em vez de pedirem doações diretas?

A consignação do IRS é uma forma de angariar fundos de maneira sustentável e sem custos para os contribuintes, uma vez que o valor é retirado do imposto devido ao Estado. Deste modo, as organizações conseguem financiar os seus projetos com maior previsibilidade, enquanto os cidadãos apoiam causas sociais sem despenderem dinheiro extra. É um mecanismo que beneficia ambas as partes.

⚠️ Este painel de questões relacionadas foi criado com IA mas revisto por um humano.

Artigos Relacionados

Skip to content

Bem-vind@ à Amnistia Internacional Portugal!

Junta-te a nós!