A Amnistia Internacional – Portugal vai juntar-se à manifestação “Palestina Livre! Paz no Médio Oriente”, uma iniciativa que se realiza em Lisboa, no sábado, dia 12, pelas 15h00, e que integra a Jornada Nacional de Solidariedade, com a participação de diversas plataformas e coletivos.
Um ano depois do início desta guerra, mais de 42 mil pessoas, morreram em Gaza vítimas de ataques indiscriminados a infraestruturas civis. Entre os mortos estão mais de 17 mil crianças. Os dados mais recentes indicam que 90% da população da Faixa de Gaza está deslocada e mais de 80% das infraestruturas deste território ocupado estão destruídas. Cerca de 100 reféns israelitas, capturados pelo Hamas e por outros grupos armados, permanecem na Faixa de Gaza.
Nos últimos doze meses, a Amnistia Internacional promoveu diversas iniciativas com o objetivo de apelar a um cessar-fogo imediato; à libertação imediata de todos os reféns; à libertação imediata de todos os palestinianos inocentes detidos em Israel; e à paragem do comércio e transferência de armas (ou suas componentes) para as partes em conflito.
O ponto de encontro de membros e apoiantes da Amnistia Internacional será no Martim Moniz, junto ao Hotel Mundial, na esquina.
Outras iniciativas
Há outras iniciativas em diferentes locais e datas, onde se realizarão eventos no âmbito da Jornada Nacional de Solidariedade “Palestina Livre! Paz no Médio Oriente!”:
10 de outubro
Braga: 17h30 (Desfile – Largo de São Francisco)
Espinho: 18h00 (Concentração – Largo da Estação)
11 de outubro
Funchal: 17h30 (Pintura de Mural – Sé Catedral)
Castelo Branco: 17h00 (Pintura Coletiva – Frente ao Tribunal)
Faro: 18h00 (Concentração – Jardim Manuel Bivar)
12 de outubro
Vila Real: 10h00 (Ato público – Mercado Municipal)
Porto: 16h00 (Pedalar do rio ao mar – Bicicletada por Palestina Livre – Praça dos Poveiros)
Numa nota enviada aos seus membros e apoiantes, a AI pede: “Está na hora de sairmos mais uma vez à rua, mostrarmos a nossa indignação e exigirmos um cessar-fogo imediato!”
Agir Agora